Aula sobre Problemas Envolvendo Numeros Racionais

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A aula abordará problemas envolvendo números racionais. Os números racionais são aqueles que podem ser escritos na forma de fração, como 1/2, 3/4, 5/6, entre outros. Eles são muito importantes no cotidiano, pois estão presentes em diversas situações, como em receitas culinárias, em medidas de tempo e em cálculos financeiros. A metodologia utilizada será a Design Sprint, que é uma abordagem criativa e colaborativa para solucionar problemas. Os alunos irão criar um template de Design Sprint com 5 etapas para resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique o que são números racionais. Em seguida, apresente exemplos de situações cotidianas em que os números racionais são utilizados, como em receitas culinárias e em medidas de tempo.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos devem trabalhar em grupos para entender o problema proposto por você. Apresente um problema envolvendo números racionais e os alunos deverão discutir em grupo para entender o problema.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos devem esboçar possíveis soluções para o problema em grupos. Eles devem pensar em diferentes maneiras de resolver o problema e desenhar esboços das soluções.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos devem decidir qual solução é a melhor para o problema. Eles devem discutir e justificar a escolha da solução.

  5. Etapa 5 - Prototipar e Testar

    Os grupos devem prototipar a solução escolhida e testá-la. Eles devem verificar se a solução funciona e se atende ao problema proposto pelo professor.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar a solução encontrada para o problema. Avalie as soluções apresentadas pelos grupos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância dos números racionais e da metodologia Design Sprint para solucionar problemas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em justificar e argumentar suas escolhas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das soluções apresentadas pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos em justificar e argumentar suas escolhas.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Avaliar as soluções apresentadas pelos grupos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para entender o problema proposto pelo professor.
  • Esboçar possíveis soluções para o problema.
  • Decidir qual solução é a melhor para o problema.
  • Prototipar e testar a solução escolhida.
  • Apresentar a solução encontrada para o problema.