Aula sobre Problemas Envolvendo Numeros Racionais

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta aula, os alunos do 7º ano do ensino fundamental irão aprender a resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais. Os números racionais são aqueles que podem ser escritos na forma de fração, como 1/2, 3/4, 5/6, entre outros. Esses números são muito importantes no nosso cotidiano, pois são utilizados em diversas situações, como em receitas culinárias, em medidas de comprimento e em cálculos financeiros. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios envolvidos na resolução de problemas com números racionais.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância dos números racionais no cotidiano. Mostre exemplos práticos de situações em que os números racionais são utilizados, como em receitas culinárias e em medidas de comprimento.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios envolvidos na resolução de problemas com números racionais. O mapa de empatia deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Identificação dos problemas

    Com base no mapa de empatia, os alunos devem identificar os principais problemas envolvidos na resolução de problemas com números racionais. Eles devem discutir em grupo e anotar os problemas em um quadro.

  4. Etapa 4 - Resolução de problemas em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e resolver problemas envolvendo números racionais. Cada grupo deve receber um problema diferente para resolver. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar o problema que resolveu e como chegou à solução. Os outros grupos podem fazer perguntas e comentários sobre a resolução do problema.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre a aula

    Conduza uma reflexão sobre a aula, perguntando aos alunos o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento no cotidiano.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Deixe uma tarefa de casa para os alunos, como resolver mais problemas envolvendo números racionais ou pesquisar outras situações em que esses números são utilizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas.
  • Utilizar a metodologia ativa Design Thinking para tornar a aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em resolver problemas envolvendo números racionais.
  • Participação e colaboração dos alunos na criação do mapa de empatia e na resolução dos problemas em grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância dos números racionais no cotidiano.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa de empatia e na identificação dos problemas.
  • Circular pela sala para auxiliar os alunos na resolução dos problemas e tirar dúvidas.
  • Conduzir a reflexão sobre a aula e tirar dúvidas dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios envolvidos na resolução de problemas com números racionais.
  • Identificar os principais problemas envolvidos na resolução de problemas com números racionais.
  • Resolver problemas em grupo e apresentar os resultados de forma clara e objetiva.
  • Participar da reflexão sobre a aula e tirar dúvidas com o professor.
  • Realizar a tarefa de casa (opcional).