Aula sobre Problemas Envolvendo Probabilidade

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A probabilidade é uma área da Matemática que estuda a chance de um evento ocorrer. Ela está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como em jogos de azar, sorteios, previsão do tempo, entre outros. Dessa forma, tão importante quanto entender os conceitos e definições que envolvem a probabilidade, é aprender a calcular a probabilidade de um evento aleatório e as aplicabilidades deste assunto.

Exemplos práticos:

- Lançamento de uma moeda: qual a probabilidade de sair coroa?

- Lançamento de um dado: qual a probabilidade de sair um número ímpar?

- Sorteio de uma carta de baralho: qual a probabilidade de sair um ás?


  1. Etapa 1 - Check-in

    Faça um check-in para avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto. Peça que eles escrevam em seus cadernos o que eles já sabem e o que eles gostariam de saber probabilidade de eventos aleatórios.

  2. Etapa 2 - Exposição

    Explique o conceito de probabilidade e como ela é calculada. Utilize exemplos práticos, que fazem parte do cotidiano, para facilitar o entendimento dos alunos.

  3. Etapa 3 - Atividade individual

    Compartilhe com os alunos um ou dois problemas de probabilidade que precisam ser resolvidos individualmente. Por exemplo: "Qual a probabilidade de sair um número ímpar em um lançamento de um dado?".

  4. Etapa 4 - Trabalho em Grupo

    Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos e peça que eles criem um modelo de registro de aprendizagem com os campos de _Check-in_ e _Check-out_. Explique que, ao longo das aulas e conforme o grupo for avançando nos estudos sobre o tema, eles precisam utilizar este material para registrar o que estão aprendendo durante a jornada de pesquisa e aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Pesquisa em grupo

    Peça que cada grupo pesquise sobre o assunto em livros didáticos e registre as informações relevantes no modelo de registro de aprendizagem. Importante deixar claro aos alunos que o uso de livros didáticos para a pesquisa é uma indicação, mas que eles não precisam se limitar apenas a esta fonte de estudo. O uso de ferramentas digitais para pesquisa também são recomendadas, desde que o grupo se atente à confiabilidade das informações levantadas.

  6. Etapa 6 - Apresentação e Discussão coletiva

    Proponha um momento para que os alunos possam apresentar as informações que encontraram e discutir em conjunto o que são eventos aleatórios e como se calcula a probabilidade deles acontecerem. Estimule os estudantes a trazerem em suas apresentações os desafios enfrentados durante a pesquisa e os conhecimentos adquiridos nessa jornada. Acompanhe as discussões, faça perguntas e esclareça as dúvidas.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Finalize com um check-out coletivo para avaliar o aprendizado dos alunos. Para isso, faça um mapa mental registrando os pontos aprendidos sobre probabilidade de eventos aleatórios e sua aplicabilidade, destacando a diferença entre probabilidade teórica e experimental.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de calcular a probabilidade de um evento aleatório.
  • Estimular o trabalho em grupo e a pesquisa em livros didáticos e/ou em outros materiais e ferramentas de pesquisa.
  • Desenvolver nos alunos a habilidade de refletirem e serem críticos sobre os seus próprios processos de aprendizagem.
  • Promover a prática de registar o que está sendo aprendido durante as aulas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades e discussões em grupo.
  • Pesquisa e registro das informações no modelo de registro de aprendizagem.
  • Capacidade de calcular a probabilidade de um evento aleatório.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de probabilidade e como ela é calculada.
  • Estimular o trabalho em grupo e a pesquisa em livros didáticos e/ou em outros materiais e ferramentas de pesquisa.
  • Acompanhar os registros de aprendizagem e as discussões em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e esclarecer as dúvidas deles.
  • Realizar e receber feedbacks.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades e discussões em grupo.
  • Registrar corretamente as informações no modelo de registro de aprendizagem.
  • Desenvolver a habilidade de calcular a probabilidade de um evento aleatório.
  • Dar feedback sobre a atividade ao professor.