Aula sobre Problemas Envolvendo Probabilidade

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A probabilidade é uma área da Matemática que estuda a chance de um evento ocorrer. Ela está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como em jogos de azar, sorteios, previsão do tempo, entre outros. Dessa forma, tão importante quanto entender os conceitos e definições que envolvem a probabilidade, é aprender a calcular a probabilidade de um evento aleatório e as aplicabilidades deste assunto.

Exemplos práticos:

- Em um lançamento de uma moeda, qual a probabilidade de sair cara?

- Em um lançamento de um dado, qual a probabilidade de sair um número par?

- Em um sorteio de uma carta de baralho, qual a probabilidade de sair um ás?


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da probabilidade em nosso cotidiano. Peça aos alunos para registrarem o que eles já sabem e o que eles gostariam de aprender sobre esse assunto. Estimule 2 ou 3 alunos a compartilharem seus registros com a turma.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso que envolva a temática da probabilidade aos alunos. Procure compartilhar um estudo de caso que converse com a realidade dos alunos e que trabalhe assuntos interdisciplinaresa, além de responder uma “big question”, ou seja, uma grande questão: i) qual a chance de ganhar na megasena, ii) qual a chance de chover no mês de fevereiro. Peça para que os alunos analisem o problema e identifiquem as informações relevantes.

  3. Etapa 3 - Formação dos grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 alunos e compartilhe com eles o modelo de infográfico que deverá ser preenchido com informações relevantes sobre o estudo de caso.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo

    Peça para os grupos pesquisarem em livros, revistas e, caso seja possível, na internet sobre o estudo de caso, de maneira que possam ter mais informações para preenchimento do modelo de infográfico.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo será responsável por apresentar infográfico para a turma, explicando as informações contidas nele. Importante que todos os participantes do grupo participem. Aproveite a oportunidade para tirar a dúvidas dos alunos sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Discuta as informações apresentadas nos infográficos e compare as probabilidades obtidas pelos grupos. Pergunte aos alunos sobre qual foi o maior desafio encontrado na atividade e quais foram as estratégias e soluções que eles aplicaram para lidar com este desafio.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os conceitos aprendidos e a importância da probabilidade em nosso cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de calcular a probabilidade de um evento aleatório.
  • Estimular a pesquisa em grupo.
  • Estimular a criatividade, a comunicação e a reflexão dos alunos.
  • Incentivar a participação ativa e a colaboração dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades em grupo.
  • Preenchimento correto do modelo de infográfico.
  • Apresentação clara e objetiva do infográfico.
  • Compreensão dos conceitos de probabilidade.
  • Reflexão sobre os resultados e pontos-chave registrados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus exemplos e explicar os principais conceitos de probabilidade.
  • Fornecer o estudo de caso e o material para preenchimento do infográfico.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los nas atividades propostas.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e encerrar a aula reforçando os conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Participar da discussão sobre o tema.
  • Ler o estudo de caso, definir o problema e realizar a pesquisa.
  • Criar e apresentar os resultados da pesquisa por meio de um infográfico.
  • Discutir em grupo sobre probabilidade de eventos aleatórios.
  • Dar feedback ao professor.