Aula sobre Problemas Envolvendo Probabilidade
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Exemplos práticos:
Estimule os alunos a pensarem em outras aplicações e usos que envolvem a probabilidade. Cite alguns exemplos práticos:
- Lançamento de uma moeda: qual a probabilidade de sair cara?
- Lançamento de um dado: qual a probabilidade de sair um número par?
- Sorteio de uma carta de baralho: qual a probabilidade de sair um ás?
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância da probabilidade no nosso dia a dia. Coloque para os alunos assistirem um vídeo curto, mas que seja muito bem explicativo, sobre os diferentes usos da probabilidade.Etapa 2 - Rotação por estações
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos para participarem de todas as atividades. Explique sobre a metodologia “Rotação por estações” e defina com eles o tempo de duração e a ordem de rotação dos grupos. As atividades propostas em cada estação são:Estação 1:
Compartilhe com os alunos um material impresso, preparado por você, com a teoria sobre probabilidade. Peça para os alunos lerem, grifarem os principais pontos e, por fim, responderem às questões sobre o conteúdo.
Estação 2:
Prepare cartas com situações-problema envolvendo probabilidade e distribua para os alunos que precisam resolvê-las em grupo.
Estação 3:
Organize um jogo de tabuleiro de perguntas e respostas sobre probabilidade e peça para os alunos jogarem em grupo. Aproveite para orientá-los a registrar todas as jogadas e as pontuações de cada jogador.
Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs
Explique a dinâmica dos 3 Qs e distribua o modelo para que os alunos, individualmente, possam preencher com as informações de “Que bom”, “Que tal” e “Que pena” sobre a atividade.Etapa 4 - Discussão em grupo
Reúna os alunos em seus respectivos grupos para discutir as respostas da dinâmica dos 3 Qs. Acompanhe os grupos e tire as dúvidas deles ao longo desta jornada.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma síntese do que foi aprendido e reforce os principais conceitos. Aproveite para fazer uma atividade de verificação do conhecimento onde cada aluno precisa responder a uma questão sobre o tema em uma folha de papel e entregar a você.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de calcular a probabilidade de um evento aleatório.
- Expressar a probabilidade por número racional (forma fracionária, decimal e percentual).
- Estimular a capacidade de resolver problemas que envolvem probabilidade.
- Promover a colaboração e a troca de conhecimentos entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação nas atividades propostas.
- Resolução correta dos problemas envolvendo probabilidade.
- Preenchimento adequado do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
- Compreensão dos conceitos aplicados nas atividades.
- Resposta correta à questão final.
Ações do professor
- Preparar o material impresso para as estações.
- Acompanhar as atividades em cada estação.
- Tirar dúvidas dos alunos.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
- Fazer a síntese sobre o tema e corrigir as atividades dos alunos.
Ações do aluno
- Ler o material impresso e responder às questões.
- Resolver os problemas em grupos.
- Jogar o jogo de tabuleiro em grupos.
- Preencher o modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
- Participar da discussão em grupo e responder à questão final.