Aula sobre Problemas Envolvendo Probabilidade

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A probabilidade é uma área da Matemática que estuda a chance de um evento ocorrer. Ela está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como em jogos de azar, sorteios, previsão do tempo, entre outros. Aqui o objetivo é aprender a calcular a probabilidade de um evento aleatório, em diferentes situações.

Exemplos práticos:

Estimule os alunos a pensarem em outras aplicações e usos que envolvem a probabilidade. Cite alguns exemplos práticos:

- Lançamento de uma moeda: qual a probabilidade de sair cara?

- Lançamento de um dado: qual a probabilidade de sair um número par?

- Sorteio de uma carta de baralho: qual a probabilidade de sair um ás?


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da probabilidade no nosso dia a dia. Coloque para os alunos assistirem um vídeo curto, mas que seja muito bem explicativo, sobre os diferentes usos da probabilidade.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos para participarem de todas as atividades. Explique sobre a metodologia “Rotação por estações” e defina com eles o tempo de duração e a ordem de rotação dos grupos. As atividades propostas em cada estação são:

    Estação 1:

    Compartilhe com os alunos um material impresso, preparado por você, com a teoria sobre probabilidade. Peça para os alunos lerem, grifarem os principais pontos e, por fim, responderem às questões sobre o conteúdo.

    Estação 2:

    Prepare cartas com situações-problema envolvendo probabilidade e distribua para os alunos que precisam resolvê-las em grupo.

    Estação 3:

    Organize um jogo de tabuleiro de perguntas e respostas sobre probabilidade e peça para os alunos jogarem em grupo. Aproveite para orientá-los a registrar todas as jogadas e as pontuações de cada jogador.


  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a dinâmica dos 3 Qs e distribua o modelo para que os alunos, individualmente, possam preencher com as informações de “Que bom”, “Que tal” e “Que pena” sobre a atividade.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Reúna os alunos em seus respectivos grupos para discutir as respostas da dinâmica dos 3 Qs. Acompanhe os grupos e tire as dúvidas deles ao longo desta jornada.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma síntese do que foi aprendido e reforce os principais conceitos. Aproveite para fazer uma atividade de verificação do conhecimento onde cada aluno precisa responder a uma questão sobre o tema em uma folha de papel e entregar a você.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de calcular a probabilidade de um evento aleatório.
  • Expressar a probabilidade por número racional (forma fracionária, decimal e percentual).
  • Estimular a capacidade de resolver problemas que envolvem probabilidade.
  • Promover a colaboração e a troca de conhecimentos entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades propostas.
  • Resolução correta dos problemas envolvendo probabilidade.
  • Preenchimento adequado do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Compreensão dos conceitos aplicados nas atividades.
  • Resposta correta à questão final.

Ações do professor

  • Preparar o material impresso para as estações.
  • Acompanhar as atividades em cada estação.
  • Tirar dúvidas dos alunos.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
  • Fazer a síntese sobre o tema e corrigir as atividades dos alunos.

Ações do aluno

  • Ler o material impresso e responder às questões.
  • Resolver os problemas em grupos.
  • Jogar o jogo de tabuleiro em grupos.
  • Preencher o modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar da discussão em grupo e responder à questão final.