Aula sobre Problemas Envolvendo Sistema De Equacao Do Primeiro Grau

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O sistema de equações do primeiro grau é um tema importante na Matemática, pois permite a resolução de problemas que envolvem duas incógnitas. Esse tipo de problema pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na resolução de problemas financeiros, na determinação de quantidades desconhecidas em uma receita culinária, entre outros.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância do sistema de equações do primeiro grau. Em seguida, apresente exemplos práticos para que os alunos possam compreender melhor o assunto.

  2. Etapa 2 - Criação do modelo de avaliação por pares

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e peça para que cada um deles crie um modelo de avaliação por pares, contendo os seguintes critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  3. Etapa 3 - Resolução de problemas em grupo

    Cada grupo irá receber um conjunto de problemas que envolvem sistema de equações do primeiro grau. Os alunos deverão trabalhar em conjunto para resolver os problemas e apresentar as soluções para a turma.

  4. Etapa 4 - Avaliação por pares

    Cada grupo irá avaliar o desempenho dos colegas utilizando o modelo criado na etapa 2. Os alunos deverão justificar as notas atribuídas em cada critério.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos irão discutir as avaliações recebidas e as justificativas apresentadas pelos colegas. Medie a discussão e ajude os alunos a identificar pontos fortes e pontos a serem melhorados.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Cada aluno irá fazer uma reflexão individual sobre a atividade, destacando o que aprendeu e como pode aplicar esse conhecimento em sua vida.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e destaque os pontos mais importantes trabalhados na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas relacionados ao seu contexto próximo, que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas.
  • Estimular a cooperação e a colaboração entre os alunos, por meio da metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em avaliar o próprio desempenho e o desempenho dos colegas, por meio da criação de um modelo de avaliação por pares.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do sistema de equações do primeiro grau.
  • Dividir os alunos em grupos e explicar a dinâmica da aula.
  • Mediar a discussão entre os grupos e ajudar os alunos a identificar pontos fortes e pontos a serem melhorados.
  • Estimular a reflexão individual dos alunos sobre a atividade.
  • Fazer um breve resumo da aula e destacar os pontos mais importantes trabalhados na atividade.

Ações do aluno

  • Criar um modelo de avaliação por pares.
  • Trabalhar em conjunto para resolver os problemas propostos.
  • Avaliar o desempenho dos colegas utilizando o modelo criado na etapa 2.
  • Discutir as avaliações recebidas e as justificativas apresentadas pelos colegas.
  • Fazer uma reflexão individual sobre a atividade.