Aula sobre Problemas Envolvendo Sistema De Equacao Do Primeiro Grau

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O sistema de equações do primeiro grau é um tema importante na Matemática, pois permite a resolução de problemas que envolvem duas incógnitas. Esse tipo de problema pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como em problemas de otimização de produção, cálculo de preços de produtos, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a resolver problemas envolvendo sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância do sistema de equações do primeiro grau. Em seguida, contextualize o tema com exemplos práticos e didáticos, como a resolução de problemas de otimização de produção.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem pensar em um personagem que utiliza sistema de equações do primeiro grau em sua rotina (tal como um dono de uma loja que precisa calcular os preços de seus produtos) e preencher cada campo com informações relevantes.

  3. Etapa 3 - Resolução de problemas em grupo

    Os alunos irão trabalhar em grupos para resolver problemas envolvendo sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas. Eles deverão utilizar o mapa de empatia criado na etapa anterior para entender melhor o contexto do problema e encontrar soluções criativas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados da resolução dos problemas para a turma. Avalie as apresentações e dê feedbacks.

  5. Etapa 5 - Exercícios individuais

    Os alunos irão resolver exercícios individuais para fixar o conteúdo aprendido na aula. Acompanhe o desenvolvimento dos alunos e tire dúvidas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as dificuldades encontradas na resolução dos exercícios individuais. Incentive a discussão e o debate entre os alunos, para poderem aprender uns com os outros.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e reforce a importância do sistema de equações do primeiro grau. Incentive também os alunos a continuarem praticando e estudando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas envolvendo sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Incentivar a discussão e o debate entre os alunos, para poderem aprender uns com os outros.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de resolução de problemas envolvendo sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas.
  • Criatividade na busca de soluções para os problemas apresentados.
  • Participação nas discussões em grupo e no debate com os colegas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizá-lo com exemplos práticos e didáticos.
  • Incentivar a criação do mapa de empatia pelos alunos.
  • Acompanhar o desenvolvimento dos alunos na resolução dos problemas e tirar dúvidas.
  • Incentivar a discussão e o debate entre os alunos.
  • Fazer um breve resumo da aula e reforçar a importância do sistema de equações do primeiro grau.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia para entender melhor o contexto do problema.
  • Trabalhar em grupo para resolver os problemas apresentados.
  • Participar das discussões em grupo e no debate com os colegas.
  • Resolver os exercícios individuais para fixar o conteúdo aprendido na aula.
  • Continuar praticando e estudando o tema.