Aula sobre Problemas Envolvendo Sistema De Equacao Do Primeiro Grau
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O sistema de equações do primeiro grau é um tema importante na Matemática, pois permite a resolução de problemas que envolvem duas incógnitas. Esse tipo de problema pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como em problemas de otimização de produção, cálculo de preços de produtos, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a resolver problemas envolvendo sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas.
Etapa 1 - Check-in
Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre sistema de equação do primeiro grau e quais são as principais dificuldades que eles têm em relação ao assunto. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas. Aproveite este momento para apresentar o modelo de registro de aprendizagem aos alunos, o qual deve conter os campos ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. Incentive os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula, a começar pelo que já sabem e gostariam de saber sobre o assunto.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância do sistema de equações do primeiro grau. Compartilhe exemplos cotidianos que fazem uso desse tipo de sistema de equações e peça aos alunos que compartilhem outros exemplos também. Estimule os alunos a fazerem registros desse momento da aula no modelo de registro de aprendizagem deles.Etapa 3 - Resolução de problemas em grupo
Os alunos irão trabalhar em grupos para resolver problemas envolvendo sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas. Peça para que eles pesquisem outros exemplos práticos e didáticos para auxiliar na resolução dos problemas. Nessa pesquisa, eles podem utilizar tanto a internet, por meio de conteúdos online, quanto outros materiais e livros didáticos.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os grupos irão discutir as soluções encontradas e apresentar para a turma. Medie uma discussão, destacando os principais pontos das soluções encontradas, e esclareça dúvidas. Lembre os alunos de registrarem estes pontos em seus modelos de registro de aprendizagem.Etapa 5 - Atividade individual
Cada aluno irá criar um problema envolvendo sistema de equações do primeiro grau com duas incógnitas e resolvê-lo. Peça para cada alunos colocar este problema no modelo de registro de aprendizagem para que, posteriormente, você possa avaliar e dar feedback individual para cada aluno.Etapa 6 - Check-out
Cada aluno irá fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu na aula e como pode aplicar esse conhecimento em sua vida. Para isso, eles devem preencher o campo de Check-out em seu modelo de registro de aprendizagem.Etapa 7 - Avaliação e fechamento
Avalie o desempenho dos alunos durante as atividades, levando em consideração os critérios de avaliação definidos. Procure fornecer feedbacks coletivos à turma. Ao final, faça o fechamento da aula retomando os principais conceitos sobre o assunto. Recolhas os modelos de registro de aprendizagem de cada aluno, de maneira que possa avaliar os problemas criados por eles e, assim, dar os feedbacks individuais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas envolvendo sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de problemas envolvendo sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas.
- Promover a colaboração e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Capacidade de resolver problemas envolvendo sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas.
- Criatividade na criação de problemas envolvendo sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas.
- Participação e colaboração no trabalho em grupo.
- Reflexão individual sobre o que aprendeu na aula e como pode aplicar esse conhecimento em sua vida.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância do sistema de equações do primeiro grau.
- Fornecer exemplos práticos e didáticos para auxiliar no entendimento do tema.
- Mediar a discussão em grupo e esclarecer dúvidas.
- Fornecer feedback individual para cada aluno.
- Mediar a apresentação dos problemas e fornecer feedback para cada aluno.
Ações do aluno
- Criar o modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.
- Trabalhar em grupo para resolver problemas envolvendo sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas, realizando pesquisa sobre o assunto.
- Criar um problema envolvendo sistema de equações do primeiro grau com duas incógnitas e resolvê-lo.
- Apresentar os problemas criados e resolvidos para a turma.
- Fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu na aula e como pode aplicar esse conhecimento em sua vida.