Aula sobre Problemas Envolvendo Sistema De Equacao Do Primeiro Grau
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O sistema de equações do primeiro grau é um tema importante na Matemática, pois permite a resolução de problemas que envolvem duas incógnitas. Esse tipo de problema pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na resolução de problemas financeiros, na determinação de quantidades desconhecidas em uma mistura, entre outros. O objetivo é que os alunos aprendam a resolver problemas envolvendo sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância da resolução de problemas envolvendo sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas. Em seguida, explique a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Criação do mapa de registro
Os alunos irão criar um mapa de registro contendo os campos: nome do jogo, objetivo e desafios do jogo, níveis e esquema de recompensas, informações para o usuário final e motivos pelos quais o jogo será um sucesso. Explique cada campo e dê exemplos para ajudar os alunos a criar seus mapas.Etapa 3 - Desenvolvimento do jogo
Os alunos irão criar um jogo de tabuleiro com 51 casas, com dado, pinos e cards de perguntas e ações. Eles deverão trabalhar em grupos e utilizar a criatividade para desenvolver um jogo que seja divertido e, ao mesmo tempo, didático. Importante que o jogo trabalhe um assunto dentro do tema principal da aula.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar o jogo criado para a turma. Avalie a qualidade do jogo e a capacidade dos alunos em aplicar os conceitos aprendidos na criação do jogo. Se possível, reserve um momento para que os grupos testem entre si os jogos e, assim, possam sugerir melhorias aos grupos.Etapa 5 - Resolução de problemas
Compartilhe um ou mais problemas envolvendo sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas para que os grupos possam resolver. Auxilie os alunos na resolução dos problemas, tire suas dúvidas e avalie a capacidade dos alunos em aplicar os conceitos aprendidos na criação do jogo.Etapa 6 - Discussão em grupo
Ao final do jogo, os alunos irão discutir em grupo sobre as dificuldades encontradas na resolução dos problemas e como eles poderiam ter sido solucionados de forma mais eficiente.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância da resolução de problemas envolvendo sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas envolvendo sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
- Aplicar a metodologia ativa Gamificação para tornar a aula mais envolvente e didática.
Critérios de avaliação
- Qualidade do jogo criado pelos alunos.
- Capacidade dos alunos em aplicar os conceitos aprendidos na resolução dos problemas.
- Participação e colaboração dos alunos durante a aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância da resolução de problemas envolvendo sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas.
- Explicar a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.
- Auxiliar os alunos na criação do mapa de registro e na resolução dos problemas e avaliar a qualidade do jogo criado pelos alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para criar o mapa de registro e um jogo de tabuleiro.
- Resolver problemas envolvendo sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas durante o jogo.
- Discutir em grupo sobre as dificuldades encontradas na resolução dos problemas e como eles poderiam ter sido solucionados de forma mais eficiente.