Aula sobre Problemas Envolvendo Sistema De Equacao Do Primeiro Grau
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que é um sistema de equações do primeiro grau e como ele pode ser utilizado para resolver problemas. Em seguida, apresente exemplos práticos de situações que podem ser resolvidas com o uso desse tipo de equação.Etapa 2 - Rotação por estações
Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre problemas envolvendo sistema de equação do 1° grau. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:Estação 1 - Resolução de sistemas de equações
Nessa estação, os alunos terão que resolver sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas. Disponibilize uma lista de problemas para que os alunos possam trabalhar em grupo e encontrar as soluções.
Estação 2 - Criação de sistemas de equações
Nessa estação, os alunos terão que criar sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas. Compartilhe uma série de situações-problema para que os alunos possam resolver em grupo, criando todas as equações necessárias.
Estação 3 - Interpretação de sistemas de equações
Nessa estação, os alunos terão que interpretar sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas. Disponibilize uma lista de sistemas de equações e os alunos terão que interpretar o que cada equação representa e como elas se relacionam.
Etapa 3 - Discussão coletiva
Ao final das estações, promova uma discussão coletiva para que cada grupo possa compartilhar as soluções encontradas e as dificuldades enfrentadas durante as atividades. Aproveite esta discussão para compartilhar com eles os pontos que observou durante a realização das atividades.Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs
Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.Etapa 5 - Aplicação
Os alunos irão, individualmente, aplicar o que aprenderam em uma atividade prática, criando um problema envolvendo sistema de equação do primeiro grau a partir de dados reais selecionados por você.Etapa 6 - Socialização
Após a atividade prática, os alunos devem se reunir em um círculo para compartilhar os problemas que criaram e discutir acerca dos registros que fizeram durante a Dinâmica dos 3 Qs. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para verificar o entendimento do assunto.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a importância do tema e como ele pode ser aplicado em situações do cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los.
- Estimular a cooperação e a colaboração entre os alunos durante as atividades propostas.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em interpretar e analisar informações matemáticas.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em resolver sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas.
- Capacidade dos alunos em criar sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas e problemas a partir deles.
- Capacidade dos alunos em interpretar sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas.
- Participação e colaboração dos alunos durante as atividades propostas.
- Capacidade dos alunos em discutir e analisar as soluções encontradas em grupo.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva o que é um sistema de equações do primeiro grau e como ele pode ser utilizado para resolver problemas.
- Disponibilizar materiais e recursos necessários para a realização das atividades propostas.
- Estimular a cooperação e a colaboração entre os alunos durante as atividades propostas.
- Orientar os alunos durante as atividades, esclarecendo dúvidas e auxiliando na resolução dos problemas.
- Fazer uma avaliação formativa durante as atividades, observando o desempenho dos alunos e identificando possíveis dificuldades.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo, colaborando e cooperando com os colegas.
- Criar e resolver os problemas propostos de forma clara e objetiva.
- Interpretar e analisar as informações matemáticas apresentadas.
- Discutir e analisar as soluções encontradas em grupo.