Aula sobre Problemas Envolvendo Sistema De Equacao Do Primeiro Grau
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O sistema de equações do primeiro grau é um tema importante na Matemática, pois permite a resolução de problemas que envolvem duas incógnitas. Esse tipo de problema pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como em problemas de otimização de produção, cálculo de preços de produtos, entre outros. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, utilizando o sistema de equações do primeiro grau.
Etapa 1 - Estudo prévio
Os alunos deverão estudar previamente o tema e pesquisar exemplos práticos de problemas que envolvam o sistema de equações do primeiro grau. Disponibilize materiais de apoio, como vídeos e textos, para auxiliar na pesquisa.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância do sistema de equações do primeiro grau. Pergunte aos alunos sobre a pesquisa que realizaram e peça para compartilharem exemplos e pontos de destaque da pesquisa com a turma. Em seguida, irá explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada na aula.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos irão criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do mapa e esclareça dúvidas.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Os alunos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias. Avalie a qualidade dos mapas e promova uma breve discussão sobre os prontos principais do aprendizado deste tema.Etapa 5 - Resolução de problemas em grupo
Os alunos irão trabalhar em grupos para resolver problemas que envolvam o sistema de equações do primeiro grau. Procure disponibilizar problemas práticos e auxilie os alunos na resolução.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os grupos irão apresentar suas soluções para os problemas e discutir as diferentes estratégias utilizadas. Avalie a qualidade das soluções e tire dúvidas.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância do sistema de equações do primeiro grau na resolução de problemas do cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, utilizando o sistema de equações do primeiro grau.
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Promover a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Realização das atividades de estudo prévio.
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Qualidade das soluções apresentadas pelos grupos na resolução dos problemas.
- Participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Disponibilizar materiais de apoio para a pesquisa.
- Auxiliar os alunos na resolução dos problemas.
- Avaliar a qualidade dos mapas conceituais e das soluções apresentadas pelos grupos.
- Esclarecer dúvidas e promover a discussão em grupo.
Ações do aluno
- Pesquisar exemplos práticos de problemas que envolvam o sistema de equações do primeiro grau.
- Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Trabalhar em grupo para resolver problemas que envolvam o sistema de equações do primeiro grau.
- Apresentar soluções para os problemas e discutir as diferentes estratégias utilizadas.
- Participar ativamente das atividades em grupo.