Aula sobre Problemas Envolvendo Subtracao Com Numeros Decimais
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Inicie a aula citando aos alunos que, nesta aula, eles irão trabalhar com problemas envolvendo subtração de números decimais. Essa habilidade é muito importante para o dia a dia, pois nos ajuda a lidar com situações que envolvem dinheiro, medidas e outras grandezas que podem ser representadas por números decimais.
Etapa 1 - Introdução
Apresente brevemente o tema "Problemas com subtração de números decimais" e explique aos alunos o objetivo da aula: identificar e resolver problemas sobre a matéria. Para ajudá-los a entender melhor o conceito, cite um problema cotidiano como, por exemplo: “Joana possui 20 bolas e resolve doar 5 delas porque estão velhas. Além disso, ela também vai dar 3 dessas bolas para sua melhor amiga, Com quantas bolas ela ficará ao final?” Faça perguntas a eles como: “Por onde devemos começar para resolver o problema?", “Mais alguém com alguma outra ideia ou solução?”. Em seguida, oriente os alunos a pensarem em como poderiam representar a situação matematicamente, por meio de expressões algébricas.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos para que juntos possam discutir e resolver o problema. Peça ao grupo que organizem, conforme o modelo, um diário de bordo para registrar o problema, as alternativas para solucioná-lo e a solução final escolhida.Etapa 3 - Geração de alternativas
Estimule o grupo a discutir sobre como resolver a situação-problema apresentada. Destaque a importância de registrar as ideias no diário de bordo. Oriente os grupos a criarem esses tópicos no diário de bordo: “Problema”, “Geração de Alternativas” e “Solução”. Nesse momento, os estudantes devem levantar hipóteses apresentando possíveis soluções, como também, registrar suas ideias no diário de bordo. Para aprofundar o conhecimento dos estudantes e, para ajudá-los nessa etapa, forneça aos alunos materiais disponíveis na escola como régua, compasso, papel e lápis, para que os alunos possam fazer cálculos e desenhos.Etapa 4 - Seleção de alternativas
Após a etapa de geração de alternativas, o grupo precisa, em comum acordo, selecionar a alternativa que contenha a subtração de números decimais mais adequada para representar a situação-problema. Nesta etapa, os estudantes precisam registrar no diário de bordo os argumentos que ajudam a defender esta alternativa como a melhor solução para o problema apresentado. Esteja disponível para tirar dúvidas e orientar os alunos durante a pesquisa.Etapa 5 - Solução
Peça aos alunos para resolverem a situação-problema apresentada, utilizando o problema de subtração de números decimais selecionada na etapa anterior, como também, uma ou mais exercício sobre o tema escolhida por eles. Importante orientá-los a deixar estas resoluções registradas no diário de bordo.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo deverá apresentar para toda a turma os registros do diário de bordo e a solução escolhida para resolver o problema. A apresentação terá duração de 15 minutos, acrescidos de mais 5 minutos para perguntas e dúvidas. Todos os membros do grupo devem participar ativamente da apresentação. Medie sempre que necessário as considerações levantadas pelos demais grupos para poderem comparar as diferentes soluções encontradas.Etapa 7 - Avaliação e conclusão
Proponha uma avaliação em pares aos alunos, de maneira que eles possam avaliar o desempenho coletivo do grupo, considerando os seguintes itens: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral. A avaliação deve considerar uma escala de 1 a 5, sendo 1 (muito baixo) e 5 (muito alto). Conclua a aula reforçando o objetivo da atividade e resumindo os principais pontos discutidos. Esse é o momento para a correção, pelo professor, do problema proposto e da correta explicação do problema para os alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de subtração de números decimais.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.
- Estimular a reflexão sobre o processo de aprendizagem.
- Desenvolver a habilidade de comunicação e apresentação de resultados.
Critérios de avaliação
- Escolha do problema e definição dos objetivos.
- Geração de alternativas e escolha da melhor estratégia.
- Resolução do problema e verificação da razoabilidade da resposta.
- Apresentação dos resultados e comunicação clara e objetiva.
- Reflexão sobre o processo de aprendizagem e identificação dos pontos positivos e negativos.
Ações do professor
- Auxiliar na escolha do problema e na definição dos objetivos.
- Auxiliar na escolha das estratégias e na elaboração das alternativas.
- Auxiliar na resolução e na verificação da razoabilidade das respostas.
- Avaliar a apresentação e a solução encontrada.
- Auxiliar na reflexão e na identificação dos pontos positivos e negativos.
Ações do aluno
- Definir um problema que envolva subtração de números decimais.
- Gerar alternativas para resolver o problema escolhido.
- Escolher a melhor alternativa e resolver o problema.
- Apresentar o problema, as alternativas geradas e a solução escolhida.
- Refletir sobre o processo de aprendizagem e identificar os pontos positivos e negativos.