Aula sobre Problemas Envolvendo Subtracao Com Numeros Decimais

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Inicie a aula citando aos alunos que, nesta aula, eles irão trabalhar com problemas envolvendo subtração de números decimais. Essa habilidade é muito importante para o dia a dia, pois nos ajuda a lidar com situações que envolvem dinheiro, medidas e outras grandezas que podem ser representadas por números decimais.

Exemplo prático

Imagine que você foi ao supermercado e comprou alguns produtos. Na hora de pagar, o caixa informou que você tinha um desconto de R$ 10,00. Mas, ao conferir o valor final, você percebeu que o desconto não foi aplicado corretamente. Como você pode resolver esse problema utilizando a subtração de números decimais?


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Após instigar os alunos com o exemplo anterior, explique a importância da habilidade de subtração de números decimais. Em seguida, fale como a metodologia Aprendizagem Entre Pares será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos irão formar duplas e criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente e auxilie os alunos durante a criação do mapa.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada dupla irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Faça a mediação da discussão e esclareça possíveis dúvidas.

  4. Etapa 4 - Resolução de problemas em duplas

    Os alunos irão resolver problemas envolvendo subtração de números decimais em duplas, utilizando as estratégias aprendidas durante a criação do mapa conceitual. Circule pela sala, auxiliando e orientando os alunos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos problemas resolvidos

    Cada dupla irá apresentar um problema resolvido para a turma, explicando as estratégias utilizadas e o resultado obtido. Incentive a participação de todos do grupo,

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre a aprendizagem

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam durante a aula e como podem aplicar esse conhecimento em situações cotidianas. Faça a revisão do tema e as considerações finais sobre a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de subtração de números decimais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta das estratégias de subtração de números decimais.
  • Qualidade do mapa conceitual criado.
  • Participação ativa na resolução dos problemas em duplas.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Mediar a discussão durante a apresentação dos mapas conceituais e dos problemas resolvidos.
  • Circular pela sala durante a resolução dos problemas, auxiliando e orientando os alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Resolver problemas em duplas, utilizando as estratégias aprendidas.
  • Apresentar um problema resolvido para a turma.