Aula sobre Problemas Envolvendo Subtracao Com Numeros Decimais
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Inicie a aula citando que os alunos irão aprender a resolver problemas com subtração de números decimais utilizando a metodologia ativa Cultura Maker. Para contextualizar o tema, o apresente exemplos práticos, como a subtração de valores em uma compra no supermercado ou a subtração de valores em uma conta de luz. É importante destacar que a subtração de números decimais é uma habilidade importante para o dia a dia dos alunos, pois está presente em diversas situações cotidianas.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e contextualize a importância da subtração de números decimais no cotidiano dos alunos.Etapa 2 - Exemplos práticos
Mostre exemplos práticos de subtração de números decimais e pedir para que os alunos resolvam em duplas ou trios. Peça para que eles tragam mais exemplos sobre o assunto.Etapa 3 - Introdução à metodologia Cultura Maker
Explique a metodologia ‘Cultura Maker’ e como ela será aplicada na aula. Os alunos irão trabalhar em grupos de até 5 alunos para criar um diário de bordo com problemas, alternativas e soluções relacionados ao tema.Etapa 4 - Criação do diário de bordo
Os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de ‘Problema’, ‘Geração de Alternativas’ e ‘Solução’. Explique cada campo e como os alunos devem preenchê-los.Etapa 5 - Resolução de problemas em grupo
Os alunos irão resolver problemas de subtração de números decimais em grupo, utilizando o diário de bordo como ferramenta de registro. Eles devem identificar o problema e descrevê-lo no diário de bordo. Ajude-os nessa etapa, circulando pela sala e tirando possíveis dúvidas.Etapa 6 - Apresentação dos resultados
Cada grupo irá apresentar o seu diário de bordo para a turma explicando as três etapas anteriores. Avalie a qualidade das soluções apresentadas pelos grupos e as justificativas dadas por eles.Etapa 7 - Reflexão sobre a metodologia
Conduza uma reflexão sobre a aula e a metodologia utilizada. Os alunos irão compartilhar suas opiniões sobre a atividade e como ela pode ser aplicada em outras situações. Aproveite o momento para fechar a aula e coletar feedback do que os alunos acharam da atividade e o que aprenderam com a metodologia.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de resolver problemas com subtração de números decimais.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.
- Desenvolver a habilidade de registro e organização de informações.
Critérios de avaliação
- Resolução correta dos problemas propostos.
- Utilização adequada do diário de bordo.
- Participação ativa e colaborativa em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo.
- Explicar a metodologia Cultura Maker.
- Conduzir a reflexão sobre a metodologia utilizada.
Ações do aluno
- Resolver problemas em grupo.
- Criar o diário de bordo em grupo.
- Apresentar os resultados da resolução dos problemas.