Aula sobre Problemas Envolvendo Subtracao Com Numeros Decimais

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Inicie a aula citando aos alunos que eles irão aprender a resolver problemas com subtração de números decimais utilizando a metodologia ativa Estudo de Caso. Para contextualizar o tema, mostre exemplos práticos como a subtração de valores em uma compra no supermercado, a subtração de valores em uma conta de luz ou água, entre outros.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da aula e explique como a metodologia Estudo de Caso será aplicada. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá escolher um tema relacionado à subtração de números decimais para trabalhar.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Cada grupo irá definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado à subtração de números decimais. Os alunos podem utilizar exemplos práticos do cotidiano para ilustrar o problema.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os alunos irão realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado. Eles podem utilizar a internet, livros e outros recursos para obter informações relevantes.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Com base nos dados coletados, os alunos irão analisar o contexto do problema e identificar as causas e possíveis soluções. Eles podem utilizar gráficos e tabelas para ilustrar as informações coletadas.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os alunos irão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e discutir as diferenças e semelhanças encontradas.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Cada grupo irá propor soluções para o problema identificado e discutir como essas soluções podem ser implementadas. Os alunos podem criar infográficos para apresentar suas soluções.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seus resultados para a turma e discutir as soluções propostas. O professor irá avaliar a participação dos alunos e a qualidade das apresentações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas com subtração de números decimais.
  • Estimular a pesquisa e a coleta de dados.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo.
  • Estimular a criatividade e a apresentação de soluções inovadoras.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de analisar e comparar dados.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula.
  • Qualidade das pesquisas e entrevistas realizadas pelos alunos.
  • Qualidade das análises e soluções propostas pelos grupos.
  • Qualidade das apresentações e infográficos criados pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha dos temas e na definição dos problemas a serem trabalhados.
  • Auxiliar os alunos na coleta e análise de dados.
  • Estimular a criatividade e a apresentação de soluções inovadoras.
  • Avaliar a participação dos alunos e a qualidade das apresentações.
  • Fornecer feedbacks construtivos para os alunos.

Ações do aluno

  • Escolher um tema relacionado à subtração de números decimais para trabalhar.
  • Identificar um problema relacionado ao tema escolhido.
  • Realizar pesquisas e entrevistas para coletar dados sobre o problema.
  • Analisar os dados coletados e propor soluções para o problema identificado.
  • Criar infográficos para apresentar as soluções propostas.