Aula sobre Problemas Igualdade Equacoes

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Os problemas de igualdade de equações são muito importantes na Matemática, pois permitem que os estudantes desenvolvam habilidades de resolução de problemas e raciocínio lógico. Além disso, essa habilidade é fundamental para a compreensão de conceitos mais avançados, como álgebra e geometria. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância dos problemas de igualdade de equações na Matemática. Em seguida, mostre exemplos práticos de como esse tema pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes. Aproveite este momento e peça aos alunos para compartilharem o que sabem sobre o tema, de maneira que possa diagnosticar o nível de conhecimento da turma.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem pensar em um personagem que utiliza a igualdade de equações em sua rotina (tal como um cozinheiro que precisa calcular a quantidade de ingredientes necessários para uma receita) e preencher cada campo com informações relevantes.

  3. Etapa 3 - Resolução de problemas em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão resolver problemas de igualdade de equações. Forneça exemplos práticos e didáticos para auxiliar os alunos na resolução dos problemas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos irão discutir as soluções encontradas e apresentar para a turma. Auxilie na correção e explicação dos problemas.

  5. Etapa 5 - Atividade individual

    Os alunos irão resolver problemas de igualdade de equações individualmente. Apoie os alunos na resolução dos problemas e tire suas dúvidas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir as soluções encontradas e apresentar para a turma. Auxilie na correção e explicação dos problemas e aproveite para evidenciar que sempre há mais de uma solução para a mesma problemática.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma revisão do conteúdo, retome o objetivo de aprendizagem e tire possíveis dúvidas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas e raciocínio lógico.
  • Compreender a relação de igualdade matemática e suas propriedades.
  • Utilizar a metodologia ativa Design Thinking para estimular a criatividade e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de resolução de problemas.
  • Participação em grupo e individual.
  • Compreensão da relação de igualdade matemática e suas propriedades.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar sua importância.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos para auxiliar os alunos na resolução dos problemas.
  • Auxiliar na correção e explicação dos problemas.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender melhor o tema e seus subtópicos.
  • Resolver problemas de igualdade de equações em grupo e individualmente.
  • Discutir as soluções encontradas e apresentar para a turma.