Aula sobre Problemas Igualdade Equacoes

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Os problemas de igualdade de equações são muito comuns na Matemática e podem ser encontrados em diversas situações do cotidiano, como em cálculos de juros, na resolução de problemas financeiros, na física, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que é uma equação matemática. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas. Aproveite este momento para apresentar o modelo de registro de aprendizagem aos alunos, o qual deve conter os campos ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. Incentive os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula, a começar pelo que já sabem e gostariam de saber sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Faça uma contextualização sobre o tema, apresentando exemplos práticos e didáticos sobre o assunto. Exemplo: "Imagine que você queira comprar um celular que custa R$ 1.500,00, mas só tem R$ 1.000,00. Como você pode descobrir quanto precisa juntar para comprar o celular?"

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos

    Compartilhe exemplos práticos de problemas de igualdade de equações, utilizando situações cotidianas dos alunos. Exemplo: "Se um pacote de biscoito custa R$ 2,00 e eu quero comprar 5 pacotes, quanto eu vou gastar?"

  4. Etapa 4 - Resolução de problemas em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão um conjunto de problemas para resolverem em conjunto. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos irão discutir as soluções encontradas e apresentar para a turma. Medie uma discussão, destacando os principais pontos das soluções encontradas, e esclareça dúvidas. Lembre os alunos de registrarem estes pontos em seus modelos de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Ao final da aula, os alunos farão um Check-out, respondendo a uma pergunta sobre o que aprenderam na aula. Exemplo: "O que é uma equação matemática e como podemos utilizá-la para resolver problemas?".

  7. Etapa 7 - Avaliação e fechamento

    Avalie o desempenho dos alunos durante as atividades, levando em consideração os critérios de avaliação definidos. Procure fornecer feedbacks coletivos à turma. Ao final, faça o fechamento da aula retomando os principais conceitos sobre o assunto. Recolhas os modelos de registro de aprendizagem de cada aluno, de maneira que possa avaliar os problemas criados por eles e, assim, dar os feedbacks individuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a relação de igualdade matemática.
  • Estimular a resolução de problemas em grupo.
  • Utilizar exemplos práticos e cotidianos para facilitar a compreensão do tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na resolução de problemas em grupo.
  • Compreensão do conceito de igualdade matemática.
  • Utilização correta da metodologia de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Iniciar a aula com um Check-in.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Circular pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da resolução de problemas em grupo.
  • Utilizar corretamente a metodologia de registro de aprendizagem.
  • Fazer perguntas e tirar dúvidas durante a aula.