Aula sobre Problemas Igualdade Equacoes

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O objetivo aqui é trabalhar com problemas de igualdade de equações. Esse tema é muito importante para a Matemática, pois nos ajuda a entender como resolver problemas que envolvem a igualdade entre duas expressões matemáticas. Além disso, essa habilidade é muito útil no nosso dia a dia, pois nos permite resolver problemas simples, como calcular o preço de um produto em promoção, até problemas mais complexos, como calcular a quantidade de ingredientes necessários para uma receita.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância de saber resolver problemas de igualdade de equações. Em seguida, mostre exemplos igualdade de equações e como eles podem ser encontrados em situações do dia a dia.

  2. Etapa 2 - Exemplos práticos

    Compartilhe alguns exemplos práticos de problemas de igualdade de equações e explique como resolvê-los. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os exemplos apresentados.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão criar um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de respostas sobre o tema. Eles deverão pensar em perguntas que ajudem a desenvolver a habilidade de reconhecer a relação de igualdade matemática e utilizá-la para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma. Os alunos deverão explicar as regras do jogo e como ele pode ser utilizado para desenvolver a habilidade trabalhada na aula. Reserve um momento para que os alunos possam testar os jogos e, assim, jogarem os jogos dos colegas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos jogos, os alunos irão discutir em grupo sobre as perguntas e respostas apresentadas pelos outros grupos. Eles deverão comentar sobre a relevância das perguntas no processo de aprendizagem, como também, compartilhar as estratégias que utilizaram para responder corretamente às perguntas.

  6. Etapa 6 - Exercícios práticos

    Individualmente, os alunos irão resolver exercícios práticos sobre o tema, a partir do que aprenderam durante as atividades. Acompanhe os alunos e tire suas dúvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula e reforce a importância de saber resolver problemas de igualdade de equações. Peça aos alunos que reflitam sobre como podem aplicar essa habilidade no seu dia a dia e que compartilhem com a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer a relação de igualdade matemática e utilizá-la para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do jogo.
  • Promover a discussão em grupo e a reflexão sobre a importância da habilidade trabalhada na aula.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo.
  • Relevância das perguntas e respostas apresentadas no jogo.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Habilidade em resolver problemas de igualdade de equações.
  • Reflexão sobre a importância da habilidade trabalhada na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia ativa Gamificação.
  • Apresentar exemplos práticos de problemas de igualdade de equações.
  • Orientar os alunos na criação do jogo.
  • Estimular a discussão em grupo.
  • Fazer uma breve conclusão sobre a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do jogo.
  • Pensar em perguntas e respostas relevantes para o jogo.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Resolver os problemas de igualdade de equações apresentados.
  • Refletir sobre a importância da habilidade trabalhada na aula.