Aula sobre Problemas Igualdade Equacoes
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie explicando o que são problemas de igualdade de equações e como eles são importantes para a Matemática. Em seguida, apresente exemplos práticos de situações cotidianas em que é necessário utilizar essa habilidade. Aproveite e peça aos alunos para compartilharem outros exemplos e usos deste tema no dia a dia.Etapa 2 - Rotação por estações
Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre igualdade de equações. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:Estação 1 - Adição e Subtração
Nesta estação, os alunos irão resolver problemas de igualdade de equações utilizando adição e subtração. Disponibilize fichas com problemas para que os alunos possam resolver em grupo. Vale deixar nesta ficha um resumo sobre o tema e exemplos práticos e didáticos que auxiliem os alunos na resolução dos problemas.
Estação 2 - Multiplicação e Divisão
Nesta estação, os alunos irão resolver problemas de igualdade de equações utilizando multiplicação e divisão. Disponibilize fichas com problemas para que os alunos possam resolver em grupo. Vale deixar nesta ficha um resumo sobre o tema e exemplos práticos e didáticos que auxiliem os alunos na resolução dos problemas.
Estação 3 - Resolução de Problemas
Nesta estação, os alunos irão resolver problemas mais complexos de igualdade de equações. Disponibilize fichas com problemas para que os alunos possam resolver em grupo. Vale deixar nesta ficha um resumo sobre o tema e exemplos práticos e didáticos que auxiliem os alunos na resolução dos problemas. Também acompanhe os alunos nesta etapa, tirando suas dúvidas e dando dicas para apoiar na resolução da atividade.
Etapa 3 - Discussão
Ao final das estações, os grupos se reunirão em uma roda para socializar as soluções encontradas. Media a discussão e esclareça dúvidas.Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs
Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.Etapa 5 - Aplicação
Os alunos irão, individualmente, aplicar o que aprenderam em uma atividade prática, como a resolução de um problema de igualdade de equações a partir de dados reais selecionados por você. Peça aos alunos para fazerem o exercício em uma folha separada, a qual você deverá recolher para corrigir e avaliar posteriormente.Etapa 6 - Socialização
Após a atividade prática, os alunos devem se reunir em um círculo para discutir o que aprenderam durante a atividade e compartilharem seus registros da Dinâmica dos 3 Qs. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para verificar o entendimento do assunto.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese da aula, reforçando a importância da habilidade desenvolvida e como ela pode ser aplicada em situações cotidianas. Lembre-se de recolher as folhas com o exercício resolvido pelos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a relação de igualdade matemática.
- Estimular a resolução de problemas utilizando diferentes operações matemáticas.
- Promover a cooperação e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Capacidade de reconhecer a relação de igualdade matemática.
- Habilidade em resolver problemas utilizando diferentes operações matemáticas.
- Participação e cooperação no trabalho em grupo.
- Engajamento na Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Explicar claramente o tema e sua importância.
- Disponibilizar fichas com problemas para que os alunos possam resolver em grupo.
- Mediar a discussão na socialização das soluções encontradas.
- Corrigir e avaliar as atividades dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Resolver os problemas em grupo.
- Socializar as soluções encontradas.
- Engajar na Dinâmica dos 3 Qs.