Aula sobre Problemas Igualdade Equacoes
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O objetivo aqui é trabalhar com problemas de igualdade de equações. Esse tema é muito importante para a Matemática, pois nos ajuda a entender como resolver problemas que envolvem a igualdade entre duas expressões matemáticas. Além disso, é um tema que pode ser aplicado em diversas situações do cotidiano, como em cálculos de descontos em compras, por exemplo.
Etapa 1 - Pré-aula
Os alunos assistirão a uma videoaula sobre o tema, que será disponibilizada previamente por você. O vídeo irá apresentar os conceitos básicos de igualdade de equações e exemplos de como resolver problemas utilizando essa técnica.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância de entender a igualdade de equações. Em seguida, compartilhe exemplos práticos de situações cotidianas que envolvem esse conceito.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deve ser criado em grupos de 3 a 4 alunos e deve ser entregue ao final da aula.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os grupos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma e discutir sobre as ideias apresentadas. Medie a discussão e esclareça dúvidas que surgirem.Etapa 5 - Resolução de problemas
Os alunos irão resolver problemas que envolvem a igualdade de equações, utilizando os conceitos aprendidos na aula. Para isso, disponibilize uma lista de problemas para os alunos escolherem e resolverem em duplas.Etapa 6 - Socialização das resoluções
Os alunos irão socializar as resoluções dos problemas com a turma, explicando como chegaram às soluções. Acompanhe essa troca, faça perguntas e apoie nas dúvidas que surgirem.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma síntese da aula e reforce os conceitos aprendidos. Faça também uma avaliação formativa da aula, perguntando aos alunos o que acharam das atividades e se conseguiram compreender o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a relação de igualdade matemática.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvem a igualdade de equações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa conceitual.
- Resolução correta dos problemas propostos.
- Participação ativa na discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância de entender a igualdade de equações.
- Disponibilizar uma videoaula sobre o tema.
- Mediar a discussão em grupo e esclarecer dúvidas que surgirem.
- Disponibilizar uma lista de problemas para os alunos resolverem.
- Fazer uma avaliação formativa da aula.
Ações do aluno
- Criar um mapa conceitual sobre o tema.
- Resolver problemas que envolvem a igualdade de equações.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Socializar as resoluções dos problemas com a turma.
- Dar feedback sobre a metodologia utilizada na aula.