Aula sobre Problemas Igualdade Equacoes

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O objetivo aqui é trabalhar com problemas de igualdade de equações. Esse tema é muito importante para a Matemática, pois nos ajuda a entender como resolver problemas que envolvem a igualdade entre duas expressões matemáticas. Além disso, é um tema que pode ser aplicado em diversas situações do cotidiano, como em cálculos de descontos em compras, por exemplo.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Os alunos assistirão a uma videoaula sobre o tema, que será disponibilizada previamente por você. O vídeo irá apresentar os conceitos básicos de igualdade de equações e exemplos de como resolver problemas utilizando essa técnica.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância de entender a igualdade de equações. Em seguida, compartilhe exemplos práticos de situações cotidianas que envolvem esse conceito.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deve ser criado em grupos de 3 a 4 alunos e deve ser entregue ao final da aula.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma e discutir sobre as ideias apresentadas. Medie a discussão e esclareça dúvidas que surgirem.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas

    Os alunos irão resolver problemas que envolvem a igualdade de equações, utilizando os conceitos aprendidos na aula. Para isso, disponibilize uma lista de problemas para os alunos escolherem e resolverem em duplas.

  6. Etapa 6 - Socialização das resoluções

    Os alunos irão socializar as resoluções dos problemas com a turma, explicando como chegaram às soluções. Acompanhe essa troca, faça perguntas e apoie nas dúvidas que surgirem.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma síntese da aula e reforce os conceitos aprendidos. Faça também uma avaliação formativa da aula, perguntando aos alunos o que acharam das atividades e se conseguiram compreender o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a relação de igualdade matemática.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvem a igualdade de equações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Resolução correta dos problemas propostos.
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância de entender a igualdade de equações.
  • Disponibilizar uma videoaula sobre o tema.
  • Mediar a discussão em grupo e esclarecer dúvidas que surgirem.
  • Disponibilizar uma lista de problemas para os alunos resolverem.
  • Fazer uma avaliação formativa da aula.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Resolver problemas que envolvem a igualdade de equações.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Socializar as resoluções dos problemas com a turma.
  • Dar feedback sobre a metodologia utilizada na aula.