Aula sobre Problemas Multiplicacao Divisao Numeros Racionais

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Comece a aula dizendo aos alunos que, nesta aula, os alunos do 7º ano do ensino fundamental irão aprender a resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais, mais especificamente multiplicação e divisão. Essas operações são fundamentais para o cotidiano dos estudantes, pois estão presentes em diversas situações, como em receitas culinárias, cálculo de descontos em compras, entre outras. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios envolvidos na resolução de problemas com números racionais.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da multiplicação e divisão de números racionais no cotidiano dos estudantes. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para ilustrar a aplicação dessas operações.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia em grupos de 3 a 5 alunos. Assim, eles irão entender melhor as necessidades e desafios envolvidos na resolução de problemas com números racionais. O mapa de empatia deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Identificação dos problemas

    Com base no mapa de empatia, os alunos irão identificar os principais problemas envolvidos na resolução de problemas com números racionais. Serão discutidos em grupo e anotados no caderno.

  4. Etapa 4 - Resolução de problemas em grupo

    Os grupos receberão problemas para resolver que envolvam multiplicação e divisão de números racionais. Eles deverão utilizar as informações do mapa de empatia e os problemas identificados na etapa anterior para encontrar soluções criativas e eficientes.

  5. Etapa 5 - Apresentação das soluções

    Cada grupo irá apresentar suas soluções para os problemas propostos e o template preenchido. Avalie a criatividade e eficiência das soluções apresentadas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Será realizada uma discussão entre os grupos para avaliar as soluções apresentadas e identificar possíveis melhorias. Os alunos serão incentivados a dar sugestões e críticas construtivas sobre a atividade realizada.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância da multiplicação e divisão de números racionais no cotidiano dos estudantes e incentivando-os a continuar praticando essas operações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na resolução de problemas.
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e eficiência das soluções apresentadas pelos grupos.
  • Participação e colaboração dos alunos durante a discussão em grupo.
  • Habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da multiplicação e divisão de números racionais no cotidiano dos estudantes.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na identificação dos problemas.
  • Avaliar a criatividade e eficiência das soluções apresentadas pelos grupos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios envolvidos na resolução de problemas com números racionais.
  • Identificar os principais problemas envolvidos na resolução de problemas com números racionais.
  • Resolver problemas em grupo e apresentar soluções criativas e eficientes.