Aula sobre Problemas Multiplicacao Divisao Numeros Racionais

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Comece a aula dizendo que os alunos irão aprender a resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais. Essa habilidade é fundamental para a vida cotidiana, pois muitas situações envolvem a multiplicação e divisão de números racionais, como por exemplo, calcular o preço de um produto em promoção, dividir uma receita de bolo pela metade ou calcular a quantidade de combustível necessária para uma viagem. Os alunos irão trabalhar em grupos para identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. Ao final, os alunos irão criar infográficos para disseminar a informação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia Estudo de Caso será aplicada. Em seguida, peça para os alunos formarem seus grupos com 3 a 5 alunos e escolham um tema para trabalhar.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Os grupos irão definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado à multiplicação e divisão de números racionais. Forneça exemplos para ajudar os alunos.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os grupos irão realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar informações sobre o problema identificado. O professor poderá orientar os alunos sobre como realizar entrevistas e pesquisas e ceder o tempo da aula para realizarem a pesquisa com estudantes e professores da escola.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Após a coleta dos dados, instrua os grupos a analisarem o contexto do problema identificado, buscando entender as causas e possíveis soluções. Oriente os alunos sobre como realizar essa análise.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os grupos irão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, buscando identificar semelhanças e diferenças. Ajude-os nesse momento de troca.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Os grupos irão propor soluções para o problema identificado, levando em consideração as informações coletadas e a análise do contexto. Instigue e incentive a participação de todos os estudantes.

  7. Etapa 7 - Criação de infográficos

    Os grupos irão criar infográficos para disseminar a informação sobre o problema identificado e as soluções propostas. Forneça um template de infográfico com lacunas a serem preenchidas pelos alunos.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos para esta atividade, tais como participação, entendimento do tema, criatividade e entrega do infográfico. Incentive também os alunos a avaliarem seus próprios desempenhos e a compartilharem suas opiniões sobre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de analisar e interpretar dados.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula.
  • Qualidade das informações coletadas e analisadas pelos grupos.
  • Qualidade das soluções propostas pelos grupos.
  • Qualidade dos infográficos criados pelos grupos.
  • Coerência entre as informações apresentadas nos infográficos e as soluções propostas pelos grupos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre como realizar entrevistas e pesquisas.
  • Orientar os alunos sobre como analisar e interpretar dados.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Fornecer um template de infográfico com lacunas a serem preenchidas pelos alunos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Identificar um problema relacionado à multiplicação e divisão de números racionais.
  • Realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar informações sobre o problema identificado.
  • Analisar o contexto do problema identificado, buscando entender as causas e possíveis soluções.
  • Propor soluções para o problema identificado, levando em consideração as informações coletadas e a análise do contexto.
  • Criar infográficos para disseminar a informação sobre o problema identificado e as soluções propostas.