Aula sobre Problemas Multiplicacao Divisao Numeros Racionais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Inicie a aula citando para os alunos que, nesta aula, eles irão aprender a resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais, mais especificamente multiplicação e divisão. Essas operações são muito importantes no cotidiano, pois estão presentes em diversas situações, como em receitas culinárias, cálculo de descontos em compras, entre outras.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia que será utilizada. Em seguida, divida a turma em três grupos de 3 a 5 alunos e explique qual atividade cada grupo irá realizar em cada estação. Todos os grupos deverão passar por todas as estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Problemas envolvendo multiplicação

    Nesta estação, os alunos irão resolver problemas envolvendo multiplicação de números racionais. Disponibilize uma lista de problemas e os alunos deverão resolvê-los nos grupos. Circule pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Problemas envolvendo divisão

    Nesta estação, os alunos irão resolver problemas envolvendo divisão de números racionais. Disponibilize uma lista de problemas e os alunos deverão resolvê-los com os grupos. Circule pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Elaboração de problemas

    Nesta estação, os alunos irão elaborar problemas envolvendo multiplicação e divisão de números racionais. Disponibilize algumas dicas e exemplos para ajudar os alunos na elaboração dos problemas. Ao final, cada grupo deverá apresentar um problema para a turma.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Cada grupo irá apresentar o problema elaborado na Estação 3 para a turma. Conduza uma discussão sobre as soluções apresentadas e tirar dúvidas dos alunos e incentive a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve revisão dos conteúdos abordados na aula e reforce a importância da prática para o aprendizado da Matemática. Avalie o desempenho dos alunos durante as atividades e dar um feedback sobre o trabalho realizado por cada um dos integrantes grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem colaborativo e dinâmico.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em resolver problemas envolvendo multiplicação e divisão de números racionais.
  • Qualidade dos problemas elaborados pelos alunos.
  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia que será utilizada na aula.
  • Disponibilizar exemplos e dicas para ajudar os alunos na elaboração dos problemas.
  • Circular pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.
  • Conduzir a discussão sobre as soluções apresentadas pelos grupos.
  • Fazer uma revisão dos conteúdos abordados na aula.

Ações do aluno

  • Resolver problemas envolvendo multiplicação e divisão de números racionais.
  • Elaborar problemas envolvendo multiplicação e divisão de números racionais.
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Apresentar o problema elaborado pelo grupo para a turma.