Aula sobre Problemas Multiplicacao Divisao Numeros Racionais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula citando que, nesta aula, os alunos irão trabalhar com problemas envolvendo multiplicação e divisão de números racionais. Os números racionais são aqueles que podem ser escritos na forma de fração, como 1/2, 3/4, 5/6, entre outros. Esses números são muito importantes em nosso cotidiano, pois são utilizados em diversas situações, como em receitas culinárias, em medidas de tempo e em cálculos financeiros.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância dos números racionais em nosso cotidiano. Em seguida, cite a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - ‘Dinâmica dos 3 Qs’

    Na sala de aula, os alunos devem criar um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’, com os campos “Que bom!”, “Que pena!”, “Que tal?!”. Explique como funciona a dinâmica e como ela será utilizada para avaliar a atividade.

  3. Etapa 3 - Exposição do conteúdo

    Faça uma exposição sobre o conteúdo, utilizando exemplos práticos de multiplicação e divisão de números racionais com os devidos cálculos para facilitar a compreensão dos alunos. Peça para que os alunos acompanharem e fazerem anotações que julgarem necessárias para o desenvolvimento da atividade.

  4. Etapa 4 - Resolução de Problemas

    Forneça papel, caneta, lápis e borracha para os alunos fazerem exercícios que envolvammultiplicação e divisão de números racionais. Isso será feito em grupo, utilizando os conceitos aprendidos na exposição. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados dos exercícios e explicar como chegou às respostas. Avalie a apresentação e dê feedbacks. Incentive a discussão entre os grupos.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre a atividade

    Os alunos devem utilizar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam. Colete os _templates_ e avalie a reflexão dos alunos.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Envie uma tarefa de casa para que os alunos pratiquem os conceitos aprendidos na aula. Esse também é o momento para o professor avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dar um feedback construtivo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Resolução correta dos problemas propostos.
  • Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema da aula e a metodologia utilizada.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual e na resolução dos problemas.
  • Fazer comentários e tirar dúvidas durante a apresentação dos mapas conceituais.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e criar um mapa conceitual.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Resolver corretamente os problemas propostos.