Aula sobre Problemas Operacao Fracoes

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Inicie a aula.Citando que o tema "Problemas com soma de frações" é importante para o desenvolvimento da habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam cálculos com números naturais. Avise que, nesta aula, os alunos irão aprender a somar frações com denominadores diferentes e a aplicar esse conhecimento na resolução de problemas.

Exemplo prático:

Um bolo foi dividido em 4 partes iguais. João comeu 1/4 do bolo e Maria comeu 1/3 do bolo. Quantas partes do bolo foram comidas no total?


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Problemas com soma de frações" e explique a importância desse conhecimento para a resolução de problemas.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Apresente o exemplo prático acima na sala de aula. Dívida um bolo em partes iguais e peça para os alunos resolverem o problema em grupos de 3 a 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Criação do template de infográfico

    Os alunos irão criar um _template_ de infográfico com lacunas a serem preenchidas com informações sobre o problema do bolo. Auxilie os alunos circulando pela sala e retirando possíveis dúvidas.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo

    Os alunos irão pesquisar com o grupo, informações sobre o problema do bolo, como a fração que cada um comeu e a fração total do bolo que foi comida.

  5. Etapa 5 - Preenchimento do template de infográfico

    Os alunos irão preencher o _template_ de infográfico com as informações pesquisadas em grupo. Estimule a participação

  6. Etapa 6 - Apresentação dos infográficos

    Os grupos irão apresentar seus infográficos para a turma e explicar como chegaram às respostas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor irá avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios de avaliação e nas intencionalidades pedagógicas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam cálculos com números naturais.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de comunicação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de resolver problemas que envolvam cálculos com números naturais.
  • Participação ativa no trabalho em grupo.
  • Criatividade na criação do infográfico.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar sua importância.
  • Orientar os alunos na criação do infográfico.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Resolver o problema do bolo em grupo.
  • Criar o template de infográfico.
  • Pesquisar informações sobre o problema do bolo em grupo.