Aula sobre Problemas Operacao Fracoes
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Inicie a aula.Citando que o tema "Problemas com soma de frações" é importante para o desenvolvimento da habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam cálculos com números naturais. Avise que, nesta aula, os alunos irão aprender a somar frações com denominadores diferentes e a aplicar esse conhecimento na resolução de problemas.
Exemplo prático:
Um bolo foi dividido em 4 partes iguais. João comeu 1/4 do bolo e Maria comeu 1/3 do bolo. Quantas partes do bolo foram comidas no total?
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Problemas com soma de frações" e explique a importância desse conhecimento para a resolução de problemas.Etapa 2 - Estudo de caso
Apresente o exemplo prático acima na sala de aula. Dívida um bolo em partes iguais e peça para os alunos resolverem o problema em grupos de 3 a 5 alunos.Etapa 3 - Criação do template de infográfico
Os alunos irão criar um _template_ de infográfico com lacunas a serem preenchidas com informações sobre o problema do bolo. Auxilie os alunos circulando pela sala e retirando possíveis dúvidas.Etapa 4 - Pesquisa em grupo
Os alunos irão pesquisar com o grupo, informações sobre o problema do bolo, como a fração que cada um comeu e a fração total do bolo que foi comida.Etapa 5 - Preenchimento do template de infográfico
Os alunos irão preencher o _template_ de infográfico com as informações pesquisadas em grupo. Estimule a participaçãoEtapa 6 - Apresentação dos infográficos
Os grupos irão apresentar seus infográficos para a turma e explicar como chegaram às respostas.Etapa 7 - Avaliação
O professor irá avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios de avaliação e nas intencionalidades pedagógicas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam cálculos com números naturais.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de comunicação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Capacidade de resolver problemas que envolvam cálculos com números naturais.
- Participação ativa no trabalho em grupo.
- Criatividade na criação do infográfico.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar sua importância.
- Orientar os alunos na criação do infográfico.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Resolver o problema do bolo em grupo.
- Criar o template de infográfico.
- Pesquisar informações sobre o problema do bolo em grupo.