Aula sobre Problemas Operacao Fracoes
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que as frações são partes de um todo e que, para somá-las, é necessário que elas tenham o mesmo denominador. Mostre exemplos práticos, como dividir uma pizza em partes iguais e somar as frações correspondentes.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Problemas com soma de frações" e explque a importância de saber somar frações na vida cotidiana.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e entregue a cada grupo um kit com materiais para a criação do jogo de tabuleiro.Etapa 3 - Criação do jogo
Marque o tempo para os alunos criarem o jogo de tabuleiro, com as regras, o tabuleiro, o dado, os pinos e os _cards_ de perguntas e ações.Etapa 4 - Elaboração das perguntas
Cada grupo deverá elaborar 10 perguntas sobre soma de frações, com diferentes níveis de dificuldade.Etapa 5 - Teste do jogo
Peça para que os grupos troquem seus jogos e testem os jogos dos demais grupos, verificando se as regras estão claras e se as perguntas estão corretas.Etapa 6 - Jogo em sala de aula
Os jogos serão apresentados em sala de aula e os alunos jogarão em grupos, respondendo às perguntas e realizando as ações.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos durante a criação do jogo, a elaboração das perguntas e a participação no jogo em sala de aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de resolver problemas que envolvam cálculos com frações.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Promover a aprendizagem de forma lúdica e divertida.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do jogo.
- Elaboração de perguntas com diferentes níveis de dificuldade.
- Desempenho durante o jogo em sala de aula.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do jogo.
- Verificar a qualidade das perguntas elaboradas pelos grupos.
- Avaliar o desempenho dos alunos durante o jogo em sala de aula.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para criar o jogo de tabuleiro.
- Elaborar perguntas sobre soma de frações.
- Participar ativamente do jogo em sala de aula.