Aula sobre Problemas Operacao Fracoes

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que as frações são partes de um todo e que, para somá-las, é necessário que elas tenham o mesmo denominador. Mostre exemplos práticos, como dividir uma pizza em partes iguais e somar as frações correspondentes.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Problemas com soma de frações" e explque a importância de saber somar frações na vida cotidiana.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e entregue a cada grupo um kit com materiais para a criação do jogo de tabuleiro.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Marque o tempo para os alunos criarem o jogo de tabuleiro, com as regras, o tabuleiro, o dado, os pinos e os _cards_ de perguntas e ações.

  4. Etapa 4 - Elaboração das perguntas

    Cada grupo deverá elaborar 10 perguntas sobre soma de frações, com diferentes níveis de dificuldade.

  5. Etapa 5 - Teste do jogo

    Peça para que os grupos troquem seus jogos e testem os jogos dos demais grupos, verificando se as regras estão claras e se as perguntas estão corretas.

  6. Etapa 6 - Jogo em sala de aula

    Os jogos serão apresentados em sala de aula e os alunos jogarão em grupos, respondendo às perguntas e realizando as ações.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a criação do jogo, a elaboração das perguntas e a participação no jogo em sala de aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolver problemas que envolvam cálculos com frações.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a aprendizagem de forma lúdica e divertida.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo.
  • Elaboração de perguntas com diferentes níveis de dificuldade.
  • Desempenho durante o jogo em sala de aula.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do jogo.
  • Verificar a qualidade das perguntas elaboradas pelos grupos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante o jogo em sala de aula.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar o jogo de tabuleiro.
  • Elaborar perguntas sobre soma de frações.
  • Participar ativamente do jogo em sala de aula.