Aula sobre Problemas Operacao Fracoes
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique aos alunos que as frações são partes de um todo e que, ao somar frações, estamos juntando essas partes. Mostre exemplos práticos, como dividir uma pizza em partes iguais e somar as frações correspondentes para obter a fração total da pizza.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique o objetivo da atividade. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique como funcionará a rotação por estações.Etapa 2 - Estação 1: Resolução de problemas
Nesta estação, os alunos receberão uma folha com problemas envolvendo soma de frações. Eles deverão resolver os problemas em grupo, utilizando estratégias variadas. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.Etapa 3 - Estação 2: Jogo de cartas
Nesta estação, os alunos jogarão um jogo de cartas que envolve soma de frações. Explique as regras do jogo e auxilie os alunos durante a atividade.Etapa 4 - Estação 3: Criação do template Dinâmica dos 3 Qs
Nesta estação, os alunos criarão um template de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’, ‘Que tal’. O objetivo é que eles avaliem a atividade e deem sugestões para melhorias. O professor deve explicar como funciona a dinâmica e auxiliar os alunos na criação do template.Etapa 5 - Estação 4: Revisão
Nesta estação, os alunos revisarão os conceitos aprendidos durante a aula. Disponibilize materiais de apoio, como livros didáticos e fichas de exercícios.Etapa 6 - Socialização
Ao final da aula, os grupos devem socializar as respostas dos problemas e apresentar o template de Dinâmica dos 3 Qs criado. Nesse momento, incentive a participação de todos os alunos.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos durante a aula e a compreensão dos conceitos abordados. Os alunos também devem avaliar a atividade utilizando o template de ‘Dinâmica dos 3 Qs’.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de resolver problemas que envolvam soma de frações.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Incentivar a criatividade e a autonomia dos alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a aula.
- Compreensão dos conceitos abordados.
- Utilização de estratégias variadas na resolução dos problemas.
- Criatividade e clareza na criação do template de ‘Dinâmica dos 3 Qs’.
- Cooperação e colaboração entre os membros do grupo.
Ações do professor
- Explicar claramente o objetivo da atividade e as regras da rotação por estações.
- Auxiliar os alunos durante as atividades e tirar dúvidas.
- Disponibilizar materiais de apoio para a revisão dos conceitos.
- Incentivar a participação de todos os alunos.
- Avaliar a participação dos alunos e a compreensão dos conceitos abordados.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Utilizar estratégias variadas na resolução dos problemas.
- Cooperar e colaborar com os membros do grupo.
- Criar um template de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ claro e criativo.
- Avaliar a atividade utilizando o template de ‘Dinâmica dos 3 Qs’.