Aula sobre Problemas Operacao Fracoes

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que as frações são partes de um todo e que, ao somar frações, estamos juntando essas partes. Mostre exemplos práticos, como dividir uma pizza em partes iguais e somar as frações para saber quanto de pizza cada pessoa vai receber.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Envie um vídeo explicativo sobre o assunto para os alunos assistirem em casa. Ele deve conter exemplos práticos e exercícios para que os alunos possam praticar.

  2. Etapa 2 - Mapa conceitual

    Na sala de aula, os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o assunto. A ideia central deve ser "Problemas com soma de frações". As sub-ideias podem ser: frações com denominadores iguais, frações com denominadores diferentes, simplificação de frações, soma de frações mistas, entre outras. Os alunos devem criar dois níveis de profundidade para cada sub-ideia. Auxilie os alunos nesse momento de construção.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as sub-ideias e como elas se relacionam com a ideia central. O professor deve orientar a discussão e esclarecer dúvidas.

  4. Etapa 4 - Exercícios em grupo

    Os alunos devem resolver exercícios em grupo sobre o assunto. Forneça exercícios com diferentes níveis de dificuldade para que todos os alunos possam participar.

  5. Etapa 5 - Correção dos exercícios

    Faça a correção dos exercícios em conjunto com os alunos. É importante explicar aos alunos os erros cometidos e como corrigi-los.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Os alunos devem aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas, como dividir uma receita de bolo em partes iguais e somar as frações para saber quanto de cada ingrediente é necessário.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos devem ser avaliados de acordo com o seu desempenho e com base nos critérios estabelecidos. Nesse momento, dê um feedback construtivo para cada um.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolver problemas que envolvam cálculos com frações.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de resolver exercícios com diferentes níveis de dificuldade.
  • Participação nas discussões em grupo.
  • Capacidade de aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas.

Ações do professor

  • Enviar um vídeo explicativo sobre o assunto para os alunos assistirem em casa.
  • Orientar a discussão em grupo e esclarecer dúvidas.
  • Fornecer exercícios com diferentes níveis de dificuldade.
  • Corrigir os exercícios em conjunto com os alunos.
  • Estimular a aplicação prática do conhecimento adquirido.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo em casa.
  • Participar das discussões em grupo.
  • Resolver exercícios em grupo.
  • Aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas.
  • Participar da correção dos exercícios em conjunto com o professor.