Aula sobre Problemas Urbanos
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O tema "Problemas urbanos" é uma questão que afeta a maioria das grandes cidades do mundo, incluindo as cidades brasileiras. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Inicie apresentando o tema "Problemas urbanos" e explicando como a atividade ocorrerá. Em seguida, peça aos alunos que compartilhem suas experiências pessoais com problemas urbanos que eles já enfrentaram. Registre essas experiências em um quadro ou em um papel.Etapa 2 - Entender
Os alunos devem trabalhar em grupos para identificar e listar os principais problemas urbanos que afetam suas cidades. Forneça algumas orientações, como a poluição do ar, a falta de transporte público, a falta de saneamento básico, etc.Etapa 3 - Esboçar
Os alunos devem desenhar e apresentar soluções para os problemas urbanos identificados na etapa anterior. Disponibilize materiais para ajudar na criação desses desenhos, como lápis, papel, canetas coloridas, etc.Etapa 4 - Decidir
Os alunos devem votar nas melhores soluções apresentadas pelos grupos. Ajude a escolher as soluções mais viáveis e realistas.Etapa 5 - Prototipar
Os grupos devem criar protótipos das soluções escolhidas na etapa anterior. Ofereça materiais como papelão, tesouras, cola, etc.Etapa 6 - Testar
Os grupos devem apresentar seus protótipos e testá-los durante a atividade. Faça perguntas para avaliar a eficácia das soluções apresentadas pelos grupos.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a atividade fazendo uma reflexão sobre o que os alunos aprenderam e como isso pode ser aplicado em suas vidas diárias.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise e resolução de problemas.
- Estimular o trabalho em equipe e a colaboração.
- Promover a criatividade e o pensamento crítico.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula.
- Qualidade das soluções apresentadas pelos grupos.
- Efetividade dos protótipos criados pelos grupos.
Ações do professor
- Fornecer orientações claras para cada etapa da aula.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Avaliar os protótipos criados pelos grupos e fornecer feedback construtivo.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
- Identificar e listar os principais problemas urbanos que afetam suas cidades.
- Desenhar soluções criativas e realistas para os problemas urbanos identificados.