Aula sobre Problemas Urbanos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O tema "Problemas urbanos" é uma questão que afeta a maioria das grandes cidades do mundo, incluindo as cidades brasileiras. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie apresentando o tema "Problemas urbanos" e explicando como a atividade ocorrerá. Em seguida, peça aos alunos que compartilhem suas experiências pessoais com problemas urbanos que eles já enfrentaram. Registre essas experiências em um quadro ou em um papel.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos devem trabalhar em grupos para identificar e listar os principais problemas urbanos que afetam suas cidades. Forneça algumas orientações, como a poluição do ar, a falta de transporte público, a falta de saneamento básico, etc.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos devem desenhar e apresentar soluções para os problemas urbanos identificados na etapa anterior. Disponibilize materiais para ajudar na criação desses desenhos, como lápis, papel, canetas coloridas, etc.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos devem votar nas melhores soluções apresentadas pelos grupos. Ajude a escolher as soluções mais viáveis e realistas.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os grupos devem criar protótipos das soluções escolhidas na etapa anterior. Ofereça materiais como papelão, tesouras, cola, etc.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos devem apresentar seus protótipos e testá-los durante a atividade. Faça perguntas para avaliar a eficácia das soluções apresentadas pelos grupos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a atividade fazendo uma reflexão sobre o que os alunos aprenderam e como isso pode ser aplicado em suas vidas diárias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e resolução de problemas.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Promover a criatividade e o pensamento crítico.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula.
  • Qualidade das soluções apresentadas pelos grupos.
  • Efetividade dos protótipos criados pelos grupos.

Ações do professor

  • Fornecer orientações claras para cada etapa da aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Avaliar os protótipos criados pelos grupos e fornecer feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Identificar e listar os principais problemas urbanos que afetam suas cidades.
  • Desenhar soluções criativas e realistas para os problemas urbanos identificados.