Aula sobre Problemas Urbanos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A atividade sobre "Problemas urbanos" é de extrema importância para os alunos, pois os ajuda a entender como as cidades funcionam e quais são os problemas enfrentados pela população urbana. É importante que os alunos compreendam que os problemas urbanos afetam diretamente suas vidas, como a falta de saneamento básico, o trânsito caótico, a violência e a poluição. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Problemas urbanos" e explique sua importância para a vida dos alunos. Em seguida, fará uma breve explicação sobre a atividade.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos, em grupos, criarão um mapa de empatia para entender melhor os problemas urbanos. O mapa de empatia contém os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Cada grupo escolherá um problema urbano para analisar e preencherá o mapa de empatia com informações sobre as pessoas afetadas pelo problema.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia e discutirá as informações coletadas. Oriente a discussão, incentivando os alunos a identificar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo escolherá um problema urbano para aprofundar a pesquisa e buscar soluções. Os alunos deverão pesquisar em fontes confiáveis e preparar uma apresentação.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresentará seus resultados e soluções para o problema urbano escolhido. Oriente a discussão e incentive os alunos a propor soluções criativas e viáveis.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Os alunos farão uma reflexão individual sobre o que aprenderam e como poderiam aplicar esse conhecimento em suas vidas.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Proponha uma tarefa de casa para os alunos, como escrever um texto sobre um problema urbano e possíveis soluções.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a pesquisa e a criatividade na busca por soluções para os problemas urbanos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de reflexão crítica sobre os problemas urbanos.
  • Estimular a aplicação prática do conhecimento adquirido na aula.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade do mapa de empatia e pesquisa sobre o problema urbano escolhido.
  • Criatividade e viabilidade das soluções propostas para o problema urbano.
  • Reflexão crítica sobre o tema e aplicação prática do conhecimento adquirido.
  • Organização e clareza na apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Orientar e incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Estimular a criatividade e a busca por soluções viáveis para os problemas urbanos.
  • Orientar a pesquisa em fontes confiáveis e a organização da apresentação dos resultados.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre o tema e a aplicação prática do conhecimento adquirido.
  • Propor tarefas de casa opcionais para aprofundar o aprendizado.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Contribuir para a criação do mapa de empatia e a pesquisa sobre o problema urbano escolhido.
  • Propor soluções criativas e viáveis para o problema urbano escolhido.
  • Refletir criticamente sobre o tema e pensar em como aplicar o conhecimento adquirido em suas vidas.
  • Organizar e apresentar os resultados de forma clara e organizada.