Aula sobre Problemas Urbanos
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A urbanização é um fenômeno global que tem gerado diversos problemas nas grandes cidades, como falta de infraestrutura, desigualdade social, violência, poluição, entre outros. No Brasil, esses problemas são ainda mais evidentes, especialmente nas periferias das grandes metrópoles. Nessa atividade, os alunos irão analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema dos problemas urbanos e suas principais características. Em seguida, discuta com os alunos como esses problemas podem ser encontrados ou aplicados no cotidiano deles.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo receberá um conjunto de materiais para desenvolver o jogo de tabuleiro.Etapa 3 - Definição das regras
Os grupos irão definir as regras do jogo, como a quantidade de jogadores, o número de casas no tabuleiro, as perguntas e ações dos cards, entre outras.Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo
Os grupos irão desenvolver o jogo de tabuleiro, utilizando os materiais disponíveis e seguindo as regras previamente definidas.Etapa 5 - Teste do jogo
Cada grupo irá testar o jogo desenvolvido pelos outros grupos, avaliando sua jogabilidade e identificando possíveis problemas.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre os problemas urbanos abordados no jogo, analisando suas causas e possíveis soluções.Etapa 7 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando suas regras e as problemáticas abordadas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
- Engajar os alunos no processo de aprendizagem, tornando-o mais envolvente e didático.
Critérios de avaliação
- Desenvolvimento do jogo de tabuleiro segundo as regras previamente definidas.
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo sobre os problemas urbanos abordados no jogo.
- Apresentação clara e objetiva do jogo desenvolvido pelo grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema dos problemas urbanos e suas principais características.
- Dividir os alunos em grupos e fornecer os materiais necessários para o desenvolvimento do jogo de tabuleiro.
- Orientar os grupos na definição das regras e no desenvolvimento do jogo.
- Estimular a discussão em grupo sobre os problemas urbanos abordados no jogo.
- Avaliar o desempenho dos alunos na criação do jogo e na discussão em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão sobre os problemas urbanos abordados no jogo.
- Colaborar com os demais membros do grupo na criação do jogo de tabuleiro.
- Desenvolver o jogo segundo as regras previamente definidas.
- Testar o jogo desenvolvido pelos outros grupos e avaliar sua jogabilidade.
- Apresentar o jogo desenvolvido pelo grupo para a turma.