Aula sobre Problemas Urbanos
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O tema "Problemas urbanos" é uma questão muito presente no cotidiano dos estudantes, especialmente nas grandes cidades. Entre os exemplos que podem ser citados estão a falta de saneamento básico, a violência urbana, o trânsito congestionado, a poluição do ar e sonora, a falta de moradia e a desigualdade social. Nesta atividade, o objetivo será desenvolver a habilidade dos alunos em analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Apresentação do tema e divisão dos grupos
Apresente o tema "Problemas urbanos" e explique a dinâmica da atividade. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.Etapa 2 - Pesquisa e construção dos argumentos
Cada grupo deverá pesquisar sobre um subtema relacionado aos problemas urbanos, como, por exemplo: violência urbana, poluição, desigualdade social, etc. A partir disso, deverão construir argumentos sólidos e embasados para defender sua posição no debate.Etapa 3 - Apresentação dos argumentos
Cada grupo terá 5 minutos para apresentar seus argumentos.Etapa 4 - Debate
Após as apresentações, os grupos terão 10 minutos para debater entre si e construir novos argumentos. Em seguida, o debate será aberto para toda a turma, seguindo as regras já combinadas.Etapa 5 - Avaliação por rubrica
Cada grupo deverá criar um modelo de avaliação por rubrica contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar a participação dos outros grupos no debate.Etapa 6 - Discussão em grupo
Ao final da atividade, os alunos deverão discutir em grupo sobre o que aprenderam e como poderiam aplicar esses conhecimentos em suas vidas.Etapa 7 - Tarefa de casa
Sugira uma tarefa de casa para os alunos, como, por exemplo: pesquisar sobre soluções para os problemas urbanos apresentados na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos em relação aos problemas urbanos.
- Estimular a pesquisa e a construção de argumentos sólidos.
- Promover o debate e a discussão em grupo.
- Desenvolver a capacidade de avaliação por rubrica.
- Estimular a reflexão sobre a aplicação dos conhecimentos adquiridos na vida dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação no debate.
- Qualidade dos argumentos apresentados.
- Coerência e consistência dos argumentos.
- Respeito e consideração pelos colegas.
- Habilidade de avaliar por rubrica.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia.
- Dividir a turma em grupos.
- Orientar a pesquisa e a construção dos argumentos.
- Mediar o debate.
- Estimular a reflexão sobre a aplicação dos conhecimentos adquiridos na vida dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate.
- Pesquisar e construir argumentos sólidos.
- Avaliar por rubrica a participação dos outros grupos.
- Discutir em grupo sobre o que aprenderam.
- Refletir sobre a aplicação dos conhecimentos adquiridos na vida dos alunos.