Aula sobre Problemas Urbanos

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O tema "Problemas urbanos" é uma questão muito presente no cotidiano dos estudantes, especialmente nas grandes cidades. Entre os exemplos que podem ser citados estão a falta de saneamento básico, a violência urbana, o trânsito congestionado, a poluição do ar e sonora, a falta de moradia e a desigualdade social. Nesta atividade, o objetivo será desenvolver a habilidade dos alunos em analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e divisão dos grupos

    Apresente o tema "Problemas urbanos" e explique a dinâmica da atividade. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa e construção dos argumentos

    Cada grupo deverá pesquisar sobre um subtema relacionado aos problemas urbanos, como, por exemplo: violência urbana, poluição, desigualdade social, etc. A partir disso, deverão construir argumentos sólidos e embasados para defender sua posição no debate.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos argumentos

    Cada grupo terá 5 minutos para apresentar seus argumentos.

  4. Etapa 4 - Debate

    Após as apresentações, os grupos terão 10 minutos para debater entre si e construir novos argumentos. Em seguida, o debate será aberto para toda a turma, seguindo as regras já combinadas.

  5. Etapa 5 - Avaliação por rubrica

    Cada grupo deverá criar um modelo de avaliação por rubrica contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar a participação dos outros grupos no debate.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Ao final da atividade, os alunos deverão discutir em grupo sobre o que aprenderam e como poderiam aplicar esses conhecimentos em suas vidas.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Sugira uma tarefa de casa para os alunos, como, por exemplo: pesquisar sobre soluções para os problemas urbanos apresentados na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos em relação aos problemas urbanos.
  • Estimular a pesquisa e a construção de argumentos sólidos.
  • Promover o debate e a discussão em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação por rubrica.
  • Estimular a reflexão sobre a aplicação dos conhecimentos adquiridos na vida dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Coerência e consistência dos argumentos.
  • Respeito e consideração pelos colegas.
  • Habilidade de avaliar por rubrica.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia.
  • Dividir a turma em grupos.
  • Orientar a pesquisa e a construção dos argumentos.
  • Mediar o debate.
  • Estimular a reflexão sobre a aplicação dos conhecimentos adquiridos na vida dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate.
  • Pesquisar e construir argumentos sólidos.
  • Avaliar por rubrica a participação dos outros grupos.
  • Discutir em grupo sobre o que aprenderam.
  • Refletir sobre a aplicação dos conhecimentos adquiridos na vida dos alunos.