Aula sobre Problemas Urbanos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A atividade sobre "Problemas urbanos" é importante para que os alunos possam entender as problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, especialmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho. O objetivo é que os alunos possam analisar esses problemas, entender sua origem e possíveis soluções.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema "Problemas urbanos" e explique a importância de se discutir esse assunto. Em seguida, os alunos deverão assistir a um vídeo sobre o tema e, em grupos, discutir sobre o apresentado.

  2. Etapa 2 - Leitura e discussão em grupo

    Cada grupo irá receber um texto sobre um subtema relacionado aos problemas urbanos, como transporte público, moradia, violência, entre outros. Os alunos deverão ler e discutir o texto em grupo, destacando as principais ideias e problemáticas apresentadas.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Cada grupo deverá criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, relacionados ao subtema que foi discutido. O objetivo é que os alunos possam avaliar a atividade e o aprendizado adquirido.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos modelos

    Os grupos deverão apresentar seus modelos para a turma, explicando as ideias e problemáticas destacadas em cada campo.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão discutir em grupo sobre as problemáticas apresentadas nos modelos e buscar possíveis soluções para os problemas urbanos.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Faça uma síntese da atividade, destacando as principais ideias e problemáticas apresentadas pelos alunos e incentivando a reflexão sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Deixe uma tarefa de casa para os alunos, como pesquisar sobre soluções para os problemas urbanos apresentados na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar as problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre as condições de vida e trabalho nas cidades.
  • Incentivar a criatividade e a busca por soluções para os problemas urbanos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado pelo grupo.
  • Capacidade dos alunos em destacar as principais ideias e problemáticas relacionadas ao subtema discutido.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância de se discutir os problemas urbanos.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre as problemáticas apresentadas.

Ações do aluno

  • Ler e discutir o texto em grupo.
  • Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs relacionado ao subtema discutido.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.