Aula sobre Problemas Urbanos
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A atividade sobre "Problemas urbanos" é importante para que os alunos possam entender as problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, especialmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho. O objetivo é que os alunos possam analisar esses problemas, entender sua origem e possíveis soluções.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema "Problemas urbanos" e explique a importância de se discutir esse assunto. Em seguida, os alunos deverão assistir a um vídeo sobre o tema e, em grupos, discutir sobre o apresentado.Etapa 2 - Leitura e discussão em grupo
Cada grupo irá receber um texto sobre um subtema relacionado aos problemas urbanos, como transporte público, moradia, violência, entre outros. Os alunos deverão ler e discutir o texto em grupo, destacando as principais ideias e problemáticas apresentadas.Etapa 3 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs
Cada grupo deverá criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, relacionados ao subtema que foi discutido. O objetivo é que os alunos possam avaliar a atividade e o aprendizado adquirido.Etapa 4 - Apresentação dos modelos
Os grupos deverão apresentar seus modelos para a turma, explicando as ideias e problemáticas destacadas em cada campo.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos deverão discutir em grupo sobre as problemáticas apresentadas nos modelos e buscar possíveis soluções para os problemas urbanos.Etapa 6 - Síntese
Faça uma síntese da atividade, destacando as principais ideias e problemáticas apresentadas pelos alunos e incentivando a reflexão sobre o tema.Etapa 7 - Tarefa de casa
Deixe uma tarefa de casa para os alunos, como pesquisar sobre soluções para os problemas urbanos apresentados na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar as problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre as condições de vida e trabalho nas cidades.
- Incentivar a criatividade e a busca por soluções para os problemas urbanos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado pelo grupo.
- Capacidade dos alunos em destacar as principais ideias e problemáticas relacionadas ao subtema discutido.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância de se discutir os problemas urbanos.
- Orientar os alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre as problemáticas apresentadas.
Ações do aluno
- Ler e discutir o texto em grupo.
- Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs relacionado ao subtema discutido.
- Participar ativamente das discussões em grupo.