Aula sobre Producao De Vacinas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A produção de vacinas é um tema extremamente atual e relevante para a sociedade. Em meio à pandemia de Covid-19, o mundo inteiro está voltado para a criação de uma vacina eficaz e segura para combater a doença. Nesta aula, os estudantes aprenderão como é feita a produção de vacinas e o papel da ciência e da tecnologia neste processo. Eles serão desafiados a pensar sobre os benefícios e os impactos socioambientais da produção de medicamentos e outros materiais sintéticos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula explicando o tema e sua importância. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre a produção de vacinas, como o processo é feito e como ele pode ser encontrado ou aplicado no cotidiano dos estudantes.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo escolherá um problema relacionado à produção de vacinas e deverá propor soluções para ele. Forneça alguns exemplos de problemas para ajudar os alunos a começar, como a falta de recursos ou a dificuldade em criar uma vacina para doenças raras, causadas por protozoário ou alguns tipos de vírus.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos terão 20 minutos para pesquisar sobre o problema escolhido e possíveis soluções. Forneça recursos para a pesquisa, como livros, artigos e vídeos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresentará o problema escolhido e as soluções propostas. Os demais grupos poderão fazer perguntas e dar sugestões.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma breve conclusão sobre o tema e a importância da produção de vacinas para uma nação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico
  • Reconhecer os benefícios e os impactos socioambientais da produção de medicamentos e outros materiais sintéticos
  • Estimular a pesquisa e a solução de problemas em grupo

Critérios de avaliação

  • Participação em grupo
  • Qualidade da pesquisa
  • Criatividade na proposição de soluções
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs
  • Participação na apresentação dos templates

Ações do professor

  • Explicar o tema e sua importância
  • Dividir os alunos em grupos
  • Fornecer recursos para a pesquisa
  • Estimular a discussão em grupo
  • Fornecer exemplos de problemas para ajudar os alunos a começar

Ações do aluno

  • Escolher um problema relacionado à produção de vacinas
  • Propor soluções para o problema escolhido
  • Pesquisar sobre o problema e possíveis soluções
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs
  • Apresentar o template e explicar como avaliou a atividade