Aula sobre Producao De Vacinas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A produção de vacinas é um tema de grande importância para a saúde pública e para o desenvolvimento científico e tecnológico. As vacinas são utilizadas para prevenir doenças contagiosas e já salvaram inúmeras vidas ao longo da história. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a produção de vacinas e como ela está relacionada ao desenvolvimento científico e tecnológico.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema da produção de vacinas e sua importância para a saúde pública. É importante contextualizar o tema para os alunos, explicando como as vacinas são produzidas e como elas funcionam no organismo humano.

  2. Etapa 2 - Divisão dos alunos em duplas

    Os alunos devem ser divididos em duplas para a realização da atividade de mapa conceitual.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Cada dupla deve criar um mapa conceitual sobre a produção de vacinas. O mapa deve conter uma ideia central esub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Exemplos: tipos de vacinas, doenças erradicadas, produção da vacina x produção do soro, matérias-primas da vacina, conteúdo de uma vacina, etc.


  4. Etapa 4 - Socialização dos mapas conceituais

    Cada dupla deve apresentar seu mapa conceitual para a turma. Estimule a participação de todos os alunos na discussão, incentivando perguntas e comentários sobre os mapas apresentados.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos mapas conceituais, conduza uma discussão em grupo sobre o tema. Os alunos devem ser estimulados a fazer conexões entre as informações apresentadas e aprofundar o entendimento sobre a produção de vacinas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos por meio da criação do mapa conceitual;
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema e sua importância para a saúde pública;
  • Qualidade e clareza do mapa conceitual produzido pelos alunos;
  • Participação ativa na discussão em grupo;
  • Criatividade e qualidade da atividade prática proposta;
  • Trabalho em equipe e colaboração com os colegas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e contextualizada;
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo;
  • Propor uma atividade prática para aprofundamento do tema;
  • Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e objetiva.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e das atividades propostas;
  • Trabalhar em dupla para a criação do mapa conceitual;
  • Contribuir para a discussão em grupo;
  • Realizar pesquisas adicionais para aprofundar o entendimento sobre o tema;
  • Colaborar com os colegas na atividade prática proposta.