Aula sobre Producao De Vacinas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A produção de vacinas é um tema importante e atual, especialmente considerando a situação mundial em relação à pandemia da Covid-19. As vacinas são produzidas por meio de processos científicos e tecnológicos complexos, envolvendo vários estágios de pesquisa, desenvolvimento e testes. É importante que os estudantes compreendam como a produção de vacinas funciona e como ela pode contribuir para a saúde pública.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Produção de vacinas" e explicar por que ele é importante. Utilize imagens, vídeos ou notícias recentes para ilustrar a relevância do tema.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender as necessidades e expectativas das pessoas em relação às vacinas urgentemente necessárias, como na pandemia ou então vacinas para doenças raras. O mapa deve conter os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Oriente os alunos a pensar em diferentes grupos de pessoas, como idosos, crianças, profissionais de saúde, entre outros.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos irão realizar pesquisas sobre os diferentes tipos de vacinas existentes e como elas são produzidas. Forneça materiais para pesquisa, como textos, vídeos ou infográficos.

  4. Etapa 4 - Ideação

    Com base nas informações coletadas no mapa de empatia e na pesquisa, os alunos irão gerar ideias sobre como melhorar a produção e distribuição de vacinas. Incentive a criatividade e a participação de todos os alunos.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar suas soluções para a turma contextualizando com seu mapa de empatia. Incentive a participação de todos para que os alunos recebam feedbacks construtivos.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Ao final da aula, conduza uma reflexão sobre as aprendizagens adquiridas e as competências desenvolvidas ao longo da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico;
  • Reconhecer os benefícios e avaliar os impactos socioambientais da produção de vacinas;
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe e colaborar para a solução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em todas as etapas da aula;
  • Coerência e qualidade do mapa de empatia;
  • Qualidade da pesquisa realizada;
  • Criatividade e inovação na geração de ideias;
  • Qualidade e efetividade do protótipo criado.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia;
  • Fornecer materiais e recursos para pesquisa;
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos;
  • Fornecer feedbacks construtivos;
  • Conduzir a reflexão final.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia;
  • Realizar pesquisas sobre a produção de vacinas;
  • Gerar ideias para melhorar a produção e distribuição de vacinas;
  • Criar protótipos de soluções;
  • Apresentar suas soluções para a turma.