Aula sobre Producao De Vacinas
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A produção de vacinas é um tema muito importante e atual, especialmente em tempos de pandemia. As vacinas são fundamentais para prevenir doenças e ajudar a controlar epidemias. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o processo de produção de vacinas e como a ciência e a tecnologia são fundamentais nesse processo.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explicar a importância das vacinas na prevenção de doenças. Os alunos serão divididos em grupos e escolherão um tema relacionado à produção de vacinas para trabalhar durante a aula.Etapa 2 - Identificação do problema
O governo quer começar a produzir vacinar no município. Entretanto, um grupo de moradores irá defender a contaminação da produção das vacinas por iniciativas e conspirações governamentais, bem como os impactos negativos socioambientais da produção de vacinas.Como você faria para provar, baseado no processo de produção das vacinas, que isso não passam de rumores ignorantes.
Etapa 3 - Levantamento de dados
Os grupos irão realizar pesquisas em fontes confiáveis, entrevistar pessoas reais e coletar informações relevantes sobre o problema identificado. Eles deverão registrar as informações coletadas, para posteriormente confrontar com os dados fornecidos por você.Etapa 4 - Análise do contexto
Os grupos irão analisar as informações coletadas e construir seus argumentos. Eles deverão discutir se é possível evitar o problema e como isso pode ser feito.Etapa 5 - Debate
Os grupos irão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais previamente preparados por você.Etapa 6 - Resumo da aula
Resuma os principais pontos e complemente com informações faltantes.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo.
- Fomentar a pesquisa e a análise crítica de informações.
- Desenvolver a habilidade de comunicação e apresentação de ideias.
- Estimular a conscientização e a responsabilidade social dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaborativa dos alunos em todas as etapas do estudo de caso.
- Qualidade e relevância das informações coletadas e analisadas pelos grupos.
- Criatividade e clareza na apresentação dos infográficos.
- Coerência e consistência das soluções propostas pelos grupos.
- Participação construtiva nos debates e discussões em grupo.
Ações do professor
- Orientar e acompanhar o trabalho dos grupos em todas as etapas do estudo de caso.
- Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos.
- Fomentar a pesquisa e a análise crítica de informações.
- Incentivar a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo.
- Proporcionar um ambiente de debate e discussão construtiva.
Ações do aluno
- Participar ativamente e colaborativamente em todas as etapas do estudo de caso.
- Realizar pesquisas em fontes confiáveis e coletar informações relevantes.
- Analisar criticamente as informações coletadas e identificar soluções para o problema identificado.
- Participar construtivamente dos debates e discussões em grupo.