Aula sobre Producao De Vacinas
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A produção de vacinas é um tema de grande importância para a saúde pública e para o desenvolvimento científico e tecnológico. As vacinas são produzidas a partir de microrganismos ou fragmentos deles, que são capazes de estimular a produção de anticorpos pelo sistema imunológico humano. As vacinas são capazes de prevenir doenças graves e até mesmo erradicá-las. No cotidiano dos estudantes, as vacinas são aplicadas em campanhas de vacinação, em postos de saúde, e são um exemplo de como a ciência pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Produção de vacinas", explicando o que são vacinas, como elas são produzidas e qual a importância da vacinação para a saúde pública.Etapa 2 - Divisão dos alunos em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Definição dos subtópicos
Cada grupo deverá definir um subtópico relacionado à produção de vacinas, por exemplo: processo de produção, tipos de vacinas, importância da vacinação, impacto das vacinas na saúde pública, entre outros.Etapa 4 - Pesquisa em grupo
Cada grupo deverá pesquisar sobre o subtópico escolhido e elaborar um texto com as informações mais relevantes, utilizando fontes confiáveis.Etapa 5 - Debate crítico
Os grupos apresentarão seus textos e debaterão sobre os pontos positivos e negativos da produção de vacinas, levantando questões como: a produção em larga escala pode gerar impactos ambientais? A produção de vacinas é acessível para todos? A vacinação é uma questão de escolha individual ou coletiva? Os alunos deverão utilizar o template de avaliação por rúbrica para avaliar o desempenho de cada grupo.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando a importância da vacinação para a saúde pública e destacando os principais pontos discutidos no debate.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em associar a produção de vacinas ao desenvolvimento científico e tecnológico.
- Estimular a capacidade crítica e reflexiva dos alunos sobre os impactos sociais e ambientais da produção de vacinas.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo, pesquisar e apresentar informações de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Compreensão do tema e do subtópico escolhido.
- Qualidade da pesquisa realizada pelo grupo.
- Participação no debate crítico e argumentação coerente.
- Utilização adequada do template de avaliação por rúbrica.
- Habilidade em trabalhar em grupo e apresentar informações de forma clara e objetiva.
Ações do professor
- Apresentar de forma clara e objetiva o tema e a metodologia a ser utilizada.
- Auxiliar os alunos na definição e pesquisa dos subtópicos.
- Estimular a participação ativa dos alunos no debate crítico.
- Orientar os alunos na utilização adequada do template de avaliação por rúbrica.
- Fazer uma avaliação criteriosa das apresentações e do debate.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate crítico.
- Pesquisar de forma criteriosa sobre o subtópico escolhido.
- Trabalhar em grupo de forma colaborativa e produtiva.
- Utilizar o template de avaliação por rúbrica adequadamente.
- Apresentar as informações de forma clara e objetiva.