Aula sobre Producao De Vacinas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A produção de vacinas é um tema de grande importância para a saúde pública e para o desenvolvimento científico e tecnológico. As vacinas são produzidas a partir de microrganismos ou fragmentos deles, que são capazes de estimular a produção de anticorpos pelo sistema imunológico humano. As vacinas são capazes de prevenir doenças graves e até mesmo erradicá-las. No cotidiano dos estudantes, as vacinas são aplicadas em campanhas de vacinação, em postos de saúde, e são um exemplo de como a ciência pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Produção de vacinas", explicando o que são vacinas, como elas são produzidas e qual a importância da vacinação para a saúde pública.

  2. Etapa 2 - Divisão dos alunos em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Definição dos subtópicos

    Cada grupo deverá definir um subtópico relacionado à produção de vacinas, por exemplo: processo de produção, tipos de vacinas, importância da vacinação, impacto das vacinas na saúde pública, entre outros.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo deverá pesquisar sobre o subtópico escolhido e elaborar um texto com as informações mais relevantes, utilizando fontes confiáveis.

  5. Etapa 5 - Debate crítico

    Os grupos apresentarão seus textos e debaterão sobre os pontos positivos e negativos da produção de vacinas, levantando questões como: a produção em larga escala pode gerar impactos ambientais? A produção de vacinas é acessível para todos? A vacinação é uma questão de escolha individual ou coletiva? Os alunos deverão utilizar o template de avaliação por rúbrica para avaliar o desempenho de cada grupo.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando a importância da vacinação para a saúde pública e destacando os principais pontos discutidos no debate.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar a produção de vacinas ao desenvolvimento científico e tecnológico.
  • Estimular a capacidade crítica e reflexiva dos alunos sobre os impactos sociais e ambientais da produção de vacinas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo, pesquisar e apresentar informações de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema e do subtópico escolhido.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelo grupo.
  • Participação no debate crítico e argumentação coerente.
  • Utilização adequada do template de avaliação por rúbrica.
  • Habilidade em trabalhar em grupo e apresentar informações de forma clara e objetiva.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva o tema e a metodologia a ser utilizada.
  • Auxiliar os alunos na definição e pesquisa dos subtópicos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no debate crítico.
  • Orientar os alunos na utilização adequada do template de avaliação por rúbrica.
  • Fazer uma avaliação criteriosa das apresentações e do debate.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate crítico.
  • Pesquisar de forma criteriosa sobre o subtópico escolhido.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa e produtiva.
  • Utilizar o template de avaliação por rúbrica adequadamente.
  • Apresentar as informações de forma clara e objetiva.