Aula sobre Producao De Vacinas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A produção de vacinas é um tema bastante atual e importante, principalmente após a pandemia da Covid-19. As vacinas são produzidas a partir de técnicas científicas e tecnológicas avançadas, que permitem a criação de imunizantes que protegem as pessoas contra diversas doenças. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre como as vacinas são produzidas e como a ciência e a tecnologia estão envolvidas nesse processo.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e o objetivo da aula, contextualizando a importância da produção de vacinas e seu papel no combate às doenças. Você pode citar exemplos como a vacina da poliomielite.Etapa 2 - Organização e criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Divida a turma em grupos de quatro a cinco alunos. Em seguida, explique a atividde proposta e a dinâmicas dos 3 Qs. Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 3 - Pesquisa
Os alunos devem pesquisar sobre o processo de produção de vacinas e suas etapas. Você pode disponibilizar vídeos, textos, infográficos ou outras fontes de pesquisa para auxiliar nessa etapa.Etapa 4 - Apresentação do conteúdo
Os alunos devem apresentar o conteúdo pesquisado para a turma. Incentive a participação de todos e esclareça possíveis dúvidas.Etapa 5 - Discussão
Após as apresentações, conduza uma discussão em grupo sobre o processo de produção de vacinas, seus benefícios e impactos socioambientais.Etapa 6 - Registro no template de Dinâmica dos 3 Qs
Cada aluno deve registrar sua opinião sobre a atividade no template criado na etapa 2, utilizando os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal".Etapa 7 - Conclusão
Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando a continuidade da pesquisa e do aprendizado sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em associar a produção de vacinas ao desenvolvimento científico e tecnológico.
- Reconhecer benefícios e avaliar impactos socioambientais da produção de vacinas.
- Incentivar a pesquisa e o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e na apresentação do conteúdo.
- Elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Contribuição positiva na discussão em grupo.
- Registro adequado no template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Compreensão dos benefícios e impactos socioambientais da produção de vacinas.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar o objetivo da aula.
- Disponibilizar fontes de pesquisa e incentivar a pesquisa autônoma dos alunos.
- Mediar a discussão em grupo e incentivar a participação de todos.
- Incentivar o registro adequado no template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Encorajar a continuidade da pesquisa e do aprendizado sobre o tema.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o processo de produção de vacinas e suas etapas.
- Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Apresentar o conteúdo pesquisado utilizando o template criado.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Registrar sua opinião sobre a atividade no template de Dinâmica dos 3 Qs.