Aula sobre Producao De Vacinas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A produção de vacinas é um tema bastante atual e importante, principalmente após a pandemia da Covid-19. As vacinas são produzidas a partir de técnicas científicas e tecnológicas avançadas, que permitem a criação de imunizantes que protegem as pessoas contra diversas doenças. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre como as vacinas são produzidas e como a ciência e a tecnologia estão envolvidas nesse processo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e o objetivo da aula, contextualizando a importância da produção de vacinas e seu papel no combate às doenças. Você pode citar exemplos como a vacina da poliomielite.

  2. Etapa 2 - Organização e criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Divida a turma em grupos de quatro a cinco alunos. Em seguida, explique a atividde proposta e a dinâmicas dos 3 Qs. Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre o processo de produção de vacinas e suas etapas. Você pode disponibilizar vídeos, textos, infográficos ou outras fontes de pesquisa para auxiliar nessa etapa.


  4. Etapa 4 - Apresentação do conteúdo

    Os alunos devem apresentar o conteúdo pesquisado para a turma. Incentive a participação de todos e esclareça possíveis dúvidas.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Após as apresentações, conduza uma discussão em grupo sobre o processo de produção de vacinas, seus benefícios e impactos socioambientais.

  6. Etapa 6 - Registro no template de Dinâmica dos 3 Qs

    Cada aluno deve registrar sua opinião sobre a atividade no template criado na etapa 2, utilizando os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal".

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando a continuidade da pesquisa e do aprendizado sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar a produção de vacinas ao desenvolvimento científico e tecnológico.
  • Reconhecer benefícios e avaliar impactos socioambientais da produção de vacinas.
  • Incentivar a pesquisa e o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na apresentação do conteúdo.
  • Elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Contribuição positiva na discussão em grupo.
  • Registro adequado no template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Compreensão dos benefícios e impactos socioambientais da produção de vacinas.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar o objetivo da aula.
  • Disponibilizar fontes de pesquisa e incentivar a pesquisa autônoma dos alunos.
  • Mediar a discussão em grupo e incentivar a participação de todos.
  • Incentivar o registro adequado no template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Encorajar a continuidade da pesquisa e do aprendizado sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o processo de produção de vacinas e suas etapas.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar o conteúdo pesquisado utilizando o template criado.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Registrar sua opinião sobre a atividade no template de Dinâmica dos 3 Qs.