Aula sobre Producao Medicamentos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A produção de medicamentos é um tema importante e presente na vida de todos nós. Os medicamentos são utilizados para tratar doenças e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a produção de medicamentos e como ela está relacionada ao desenvolvimento científico e tecnológico. Além disso, os estudantes irão desenvolver a habilidade de avaliar os impactos socioambientais da produção de medicamentos. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente a temática, relacionando\-a ao desenvolvimento científico e tecnológico. Para isso utilize exemplos como a produção de insulina ou de antibióticos. Reforce a importância para nossa vida.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos e criação do diário de bordo

    Divida os alunos em grupos de cinco ou quatro alunos. Em seguida, oriente os estudantes a produzirem, em grupo, um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Explique como funciona cada campo e como eles devem ser preenchidos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre a produção de medicamentos

    Os grupos devem escolher um medicamento para pesquisar sobre sua produção, buscando informações sobre os processos químicos envolvidos e os impactos socioambientais da produção. Você pode sugerir medicamentos como: amoxicilina, losartana, insulina, dipirona, entre outros que fazem parte do cotidiano.

  4. Etapa 4 - Apresentação das pesquisas

    Cada grupo irá apresentar suas pesquisas para a turma, explicando, brevemente, os processos químicos envolvidos na produção de medicamentos e os impactos socioambientais.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre os impactos socioambientais da produção de medicamentos e irão propor soluções para minimizá-los.

  6. Etapa 6 - Conclusão do diário de bordo

    Os grupos irão concluir seus diários de bordo, registrando as soluções propostas para minimizar os impactos socioambientais da produção de medicamentos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma roda de conversa para que os alunos compartilhem suas soluções e seus diários de bordo. Por fim, faça uma síntese sobre os principais pontos aprendidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico.
  • Avaliar os impactos socioambientais da produção de medicamentos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e criar soluções para problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e discussão em grupo.
  • Qualidade do diário de bordo criado pelos grupos.
  • Qualidade da apresentação dos grupos sobre as pesquisas realizadas e as soluções propostas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema "Produção de medicamentos" e explicar sua importância.
  • Orientar os alunos na criação do diário de bordo.
  • Orientar os alunos na pesquisa e discussão em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar o diário de bordo.
  • Pesquisar sobre a produção de medicamentos.
  • Discutir em grupo sobre os impactos socioambientais da produção de medicamentos.
  • Propor soluções para minimizar os impactos socioambientais da produção de medicamentos.
  • Apresentar o diário de bordo e as soluções propostas para a turma.