Aula sobre Producao Medicamentos
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A produção de medicamentos é um tema importante e presente na vida de todos nós. Os medicamentos são utilizados para tratar doenças e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a produção de medicamentos e como ela está relacionada ao desenvolvimento científico e tecnológico. Além disso, os estudantes irão desenvolver a habilidade de avaliar os impactos socioambientais da produção de medicamentos. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente a temática, relacionando\-a ao desenvolvimento científico e tecnológico. Para isso utilize exemplos como a produção de insulina ou de antibióticos. Reforce a importância para nossa vida.Etapa 2 - Divisão dos grupos e criação do diário de bordo
Divida os alunos em grupos de cinco ou quatro alunos. Em seguida, oriente os estudantes a produzirem, em grupo, um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Explique como funciona cada campo e como eles devem ser preenchidos.Etapa 3 - Pesquisa sobre a produção de medicamentos
Os grupos devem escolher um medicamento para pesquisar sobre sua produção, buscando informações sobre os processos químicos envolvidos e os impactos socioambientais da produção. Você pode sugerir medicamentos como: amoxicilina, losartana, insulina, dipirona, entre outros que fazem parte do cotidiano.Etapa 4 - Apresentação das pesquisas
Cada grupo irá apresentar suas pesquisas para a turma, explicando, brevemente, os processos químicos envolvidos na produção de medicamentos e os impactos socioambientais.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre os impactos socioambientais da produção de medicamentos e irão propor soluções para minimizá-los.Etapa 6 - Conclusão do diário de bordo
Os grupos irão concluir seus diários de bordo, registrando as soluções propostas para minimizar os impactos socioambientais da produção de medicamentos.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma roda de conversa para que os alunos compartilhem suas soluções e seus diários de bordo. Por fim, faça uma síntese sobre os principais pontos aprendidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico.
- Avaliar os impactos socioambientais da produção de medicamentos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e criar soluções para problemas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na pesquisa e discussão em grupo.
- Qualidade do diário de bordo criado pelos grupos.
- Qualidade da apresentação dos grupos sobre as pesquisas realizadas e as soluções propostas.
Ações do professor
- Apresentar o tema "Produção de medicamentos" e explicar sua importância.
- Orientar os alunos na criação do diário de bordo.
- Orientar os alunos na pesquisa e discussão em grupo.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para criar o diário de bordo.
- Pesquisar sobre a produção de medicamentos.
- Discutir em grupo sobre os impactos socioambientais da produção de medicamentos.
- Propor soluções para minimizar os impactos socioambientais da produção de medicamentos.
- Apresentar o diário de bordo e as soluções propostas para a turma.