Aula sobre Producao Medicamentos

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A produção de medicamentos é um tema muito importante para a saúde e bem-estar das pessoas. Desde remédios para dores de cabeça até medicamentos complexos para doenças graves, a produção de medicamentos é uma área fundamental da ciência e tecnologia. Nesta aula, os alunos devem criar um fanzine para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma roda de conversa sobre a importância dos medicamentos para a saúde das pessoas, levantando exemplos de medicamentos conhecidos. Para isso, pergunte aos alunos se algum familiar utiliza remédio para pressão ou diabete, por exemplo. Outra possibilidade é iniciar perguntando se algum deles já esteve doente e tomou remédios.

  2. Etapa 2 - Organização

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique a proposta do fanzine. Cada grupo deve escolher um tema relacionado à produção de medicamentos para abordar em seu fanzine.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar e criar um esboço do fanzine, definindo o conteúdo de cada parte. Os alunos podem pesquisa sobre a produção de medicamentos, seus benefícios e impactos socioambientais.

  4. Etapa 4 - Produção

    Distribuir o papel A4 dividido em 8 partes para cada grupo e peça que eles comecem a produzir a fanzine. Circule pela sala paradisponível para ajudar e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Após a finalização do fanzine, cada grupo deve apresentar seu trabalho para a turma, explicando o conteúdo abordado e como foi produzido.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Para finalizar, faça uma reflexão com os alunos sobre o aprendizado adquirido durante a atividade e como ele pode ser aplicado em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade e a produção de conteúdo pelos alunos;
  • Desenvolver a habilidade de associação entre produção de medicamentos e desenvolvimento científico e tecnológico;
  • Promover a pesquisa e o trabalho em equipe;
  • Estimular a expressão oral e a apresentação de trabalhos em público.

Critérios de avaliação

  • Coerência do conteúdo abordado com o tema proposto;
  • Qualidade da produção do fanzine;
  • Participação e engajamento dos alunos durante a atividade;
  • Clareza e objetividade na apresentação do trabalho.

Ações do professor

  • Estimular a participação dos alunos e tirar dúvidas;
  • Fazer uma introdução clara do tema e dos objetivos da atividade;
  • Disponibilizar materiais de apoio e exemplos práticos;
  • Avaliar e dar feedbacks construtivos aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e da atividade proposta;
  • Realizar pesquisas e produzir conteúdo para o fanzine;
  • Trabalhar em equipe e dividir as tarefas;
  • Apresentar o trabalho de forma clara e objetiva.