Aula sobre Producao Medicamentos

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A produção de medicamentos é um tema importante e presente no cotidiano de todos nós. Os medicamentos são produtos que ajudam a salvar vidas, aliviar dores e curar doenças. No entanto, muitas vezes não nos damos conta de que eles são produzidos a partir de processos químicos complexos, que envolvem diversas etapas e cuidados. Nesta aula, os alunos vão aprender como é feita a produção de medicamentos, quais são os cuidados necessários e como essa produção está relacionada ao desenvolvimento científico e tecnológico. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa do Ensino Híbrido, que irá permitir que os alunos trabalhem de forma colaborativa e participativa.

  1. Etapa 1 - Atividade

    Explique aos alunos a atividade proposta e como funciona o template de registro de aprendizagem. Em seguida, peça para criarem seus próprios templates com os campos de Check-in e Check-out, para que possam registrar suas reflexões e aprendizados durante a aula.

  2. Etapa 2 - Check-in e apresentação do tema

    Apresente a temática da aula e pergunte aos alunos "O que você sabe sobre a produção de medicamentos?". Em seguida, os alunos devem fazer o check-in no template de registro de aprendizagem.

  3. Etapa 3 - Contextualização e exemplos práticos

    Apresente uma breve contextualização sobre a produção de medicamentos, destacando a importância desse processo e como ele está presente em nosso cotidiano. Em seguida, apresente exemplos práticos de medicamentos e suas aplicações, para que os alunos possam compreender melhor o tema. É possível utilizar exemplode remédios comuns, como contra febre e insulina.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupos

    Divida os alunos em grupos de cinco alunos. Em seguida, entregue um tema específico relacionado à produção de medicamentos, como, por exemplo: "matérias-primas", "processos químicos", "testes e ensaios", "embalagem e armazenamento", entre outros. Cada grupo deve pesquisar sobre o tema e registrar suas descobertas no template de registro de aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo e construção do conhecimento

    Faça uma roda de conversa em que cada grupo deve compartilhar suas descobertas. Oriente a discussão, fazendo perguntas e incentivando a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Check-out e reflexão

    Os alunos devem fazer o check-out no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que você aprendeu sobre a produção de medicamentos?". Em seguida, destaque os principais pontos abordados na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de associar a produção de medicamentos ao desenvolvimento científico e tecnológico.
  • Reconhecer os benefícios e avaliar os impactos socioambientais da produção de medicamentos.
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Registro completo e correto das informações no template de registro de aprendizagem.
  • Compreensão dos conceitos relacionados à produção de medicamentos.
  • Trabalho em grupo e colaboração com os colegas.
  • Reflexão crítica sobre o tema abordado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Mediar a discussão em grupo e incentivar a participação de todos.
  • Orientar e acompanhar a pesquisa dos grupos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa sobre o tema atribuído ao grupo.
  • Registrar as informações no template de registro de aprendizagem.
  • Colaborar com os colegas durante a discussão em grupo.
  • Refletir criticamente sobre o tema abordado.