Aula sobre Producao Medicamentos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A produção de medicamentos é um tema de grande importância para a sociedade, pois está diretamente relacionado à saúde e bem-estar das pessoas. Assim, é um tema que faz parte do cotidiano de todos nós. No entanto, poucas pessoas conhecem o processo de produção desses medicamentos e como a ciência e a tecnologia estão envolvidas nesse processo. Dessa forma, é importante que os alunos compreendam como os medicamentos são importantes, mas como eles também podem causar impactos socioambientais e efeitos colaterais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância da produção de medicamentos. Incentive os alunos a compartilharem experiências pessoais relacionadas ao uso de medicamentos como quando, por exemplo, tiveram uma febre ou uma infecção de garganta e tiveram que utilizar um remédio.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Divida a turma em três grupos e explique a metodologia "Rotação por Estações". Oriente os alunos em relação ao tempo que cada grupo terá para cada estação, e, também, a ordem de rotação. As atividades propostas para cada estação são:

    Estação 1 - Processo de produção

    Os alunos deve, aprender sobre o processo de produção de medicamentos e outros materiais sintéticos. Você preparar um vídeo explicativo, utilizar algum texto para que eles discutam, ou pedir para pesquisarem sobre o tema.

    Estação 2 - Impactos socioambientais

    Os alunos devem refletir sobre os impactos socioambientais causados pela produção de medicamentos e outros materiais sintéticos, e como podemos minimizá-los. Além disso, devem pensar sobre o que acontece com as embalagens dos remédios. Utilize notícias de jornais em que mostram como no mar já se encontra resquícios de diferentes medicamentos, e que estes causam impactos profundos nos animais marinhos. Peça para produzirem um mapa mental sintetizando os impactos que eles descobriram.

    Estação 3 - Benefícios e efeitos colaterais

    Os alunos irão aprender sobre os benefícios e efeitos colaterais que os medicamentos podem oferecer. Para isso, separe algumas bulas de diferentes remédios para que os alunos leiam. Peça para eles anotarem os principais pontos observados e as principais recomendações encontradas nas bulas.


  3. Etapa 3 - Socialização

    Faça uma roda de conversa para os alunos socializarem seus aprendizados e produções sobre o aprendido nas estações. Estimule a participação de todos.

  4. Etapa 4 - Encerramento

    Encerre a aula com uma reflexão sobre o que foi aprendido e como isso pode ser aplicado no dia a dia dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico.
  • Reconhecer os benefícios e avaliar os impactos socioambientais da produção de medicamentos e outros materiais sintéticos.
  • Estimular o trabalho em grupo e a pesquisa em fontes confiáveis.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas estações e nas atividades em grupo.
  • Compreensão do processo de produção de medicamentos e outros materiais sintéticos.
  • Capacidade de reconhecer os benefícios e avaliar os impactos socioambientais da produção de medicamentos e outros materiais sintéticos.
  • Utilização de fontes confiáveis na pesquisa.

Ações do professor

  • Preparar materiais didáticos e recursos visuais para as estações.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades e debates.
  • Orientar os alunos na busca por fontes confiáveis de pesquisa.
  • Fazer perguntas abertas para estimular a reflexão e o debate.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades e debates nas estações.
  • Realizar as atividades em grupo com responsabilidade e colaboração.
  • Buscar informações em fontes confiáveis para a pesquisa.
  • Participar da reflexão final sobre o que foi aprendido na aula.