Aula sobre Producao Medicamentos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância da produção de medicamentos. Incentive os alunos a compartilharem experiências pessoais relacionadas ao uso de medicamentos como quando, por exemplo, tiveram uma febre ou uma infecção de garganta e tiveram que utilizar um remédio.Etapa 2 - Rotação por Estações
Divida a turma em três grupos e explique a metodologia "Rotação por Estações". Oriente os alunos em relação ao tempo que cada grupo terá para cada estação, e, também, a ordem de rotação. As atividades propostas para cada estação são:Estação 1 - Processo de produção
Os alunos deve, aprender sobre o processo de produção de medicamentos e outros materiais sintéticos. Você preparar um vídeo explicativo, utilizar algum texto para que eles discutam, ou pedir para pesquisarem sobre o tema.
Estação 2 - Impactos socioambientais
Os alunos devem refletir sobre os impactos socioambientais causados pela produção de medicamentos e outros materiais sintéticos, e como podemos minimizá-los. Além disso, devem pensar sobre o que acontece com as embalagens dos remédios. Utilize notícias de jornais em que mostram como no mar já se encontra resquícios de diferentes medicamentos, e que estes causam impactos profundos nos animais marinhos. Peça para produzirem um mapa mental sintetizando os impactos que eles descobriram.
Estação 3 - Benefícios e efeitos colaterais
Os alunos irão aprender sobre os benefícios e efeitos colaterais que os medicamentos podem oferecer. Para isso, separe algumas bulas de diferentes remédios para que os alunos leiam. Peça para eles anotarem os principais pontos observados e as principais recomendações encontradas nas bulas.
Etapa 3 - Socialização
Faça uma roda de conversa para os alunos socializarem seus aprendizados e produções sobre o aprendido nas estações. Estimule a participação de todos.Etapa 4 - Encerramento
Encerre a aula com uma reflexão sobre o que foi aprendido e como isso pode ser aplicado no dia a dia dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico.
- Reconhecer os benefícios e avaliar os impactos socioambientais da produção de medicamentos e outros materiais sintéticos.
- Estimular o trabalho em grupo e a pesquisa em fontes confiáveis.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas estações e nas atividades em grupo.
- Compreensão do processo de produção de medicamentos e outros materiais sintéticos.
- Capacidade de reconhecer os benefícios e avaliar os impactos socioambientais da produção de medicamentos e outros materiais sintéticos.
- Utilização de fontes confiáveis na pesquisa.
Ações do professor
- Preparar materiais didáticos e recursos visuais para as estações.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades e debates.
- Orientar os alunos na busca por fontes confiáveis de pesquisa.
- Fazer perguntas abertas para estimular a reflexão e o debate.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades e debates nas estações.
- Realizar as atividades em grupo com responsabilidade e colaboração.
- Buscar informações em fontes confiáveis para a pesquisa.
- Participar da reflexão final sobre o que foi aprendido na aula.