Aula sobre Producao Medicamentos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A produção de medicamentos é um tema importante e presente no cotidiano dos estudantes. Os medicamentos são produzidos a partir de substâncias químicas sintéticas ou naturais e são utilizados para tratar diversas doenças. Assim, a produção de medicamentos depende do desenvolvimento científico e tecnológico, e pode possuir diferentes benefícios e impactos socioambientais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique sobre a importância dos medicamentos em nossas vidas. Você pode questionar os alunos para estimular a participação com perguntas do tipo “Você já ficou doente e teve que tomar um remédio? Qual?”.

  2. Etapa 2 - Organização

    Divida a turma em grupos de quatro alunos. Em seguida, explique a atividade proposta.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os grupos devem pesquisar sobre um medicamento específico e como ele é produzido, quais as substâncias utilizadas e quais suas funções. Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem socializar suas descobertas, falando sobre os benefícios e impactos socioambientais da produção de medicamentos. Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma.

  5. Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal". Em seguida devem preencher como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese das apresentações e estimule uma reflexão dos alunos sobre o que aprenderam na aula e a importância.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar a produção de medicamentos ao desenvolvimento científico e tecnológico;
  • Reconhecer benefícios e impactos socioambientais da produção de medicamentos;
  • Estimular o trabalho em grupo e a pesquisa.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo;
  • Qualidade da pesquisa realizada;
  • Clareza e objetividade na apresentação das conclusões;
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Reflexão sobre o aprendizado obtido na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia utilizada na aula;
  • Estimular a participação e colaboração em grupo;
  • Fazer síntese das apresentações e conduzir a reflexão final;
  • Orientar sobre a utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre a produção de medicamentos e fazer anotações;
  • Discutir em grupo sobre benefícios e impactos socioambientais da produção de medicamentos;
  • Pesquisar em grupo sobre um medicamento específico;
  • Criar e utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para apresentar as conclusões;
  • Fazer reflexão sobre o aprendizado obtido na aula.