Aula sobre Producao Medicamentos
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A produção de medicamentos é um tema importante e presente no cotidiano dos estudantes. Os medicamentos são produzidos a partir de substâncias químicas sintéticas ou naturais e são utilizados para tratar diversas doenças. Assim, a produção de medicamentos depende do desenvolvimento científico e tecnológico, e pode possuir diferentes benefícios e impactos socioambientais.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique sobre a importância dos medicamentos em nossas vidas. Você pode questionar os alunos para estimular a participação com perguntas do tipo “Você já ficou doente e teve que tomar um remédio? Qual?”.Etapa 2 - Organização
Divida a turma em grupos de quatro alunos. Em seguida, explique a atividade proposta.Etapa 3 - Pesquisa em grupo
Os grupos devem pesquisar sobre um medicamento específico e como ele é produzido, quais as substâncias utilizadas e quais suas funções. Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos devem socializar suas descobertas, falando sobre os benefícios e impactos socioambientais da produção de medicamentos. Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal". Em seguida devem preencher como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese das apresentações e estimule uma reflexão dos alunos sobre o que aprenderam na aula e a importância.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em associar a produção de medicamentos ao desenvolvimento científico e tecnológico;
- Reconhecer benefícios e impactos socioambientais da produção de medicamentos;
- Estimular o trabalho em grupo e a pesquisa.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração em grupo;
- Qualidade da pesquisa realizada;
- Clareza e objetividade na apresentação das conclusões;
- Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs;
- Reflexão sobre o aprendizado obtido na aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia utilizada na aula;
- Estimular a participação e colaboração em grupo;
- Fazer síntese das apresentações e conduzir a reflexão final;
- Orientar sobre a utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs;
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo sobre a produção de medicamentos e fazer anotações;
- Discutir em grupo sobre benefícios e impactos socioambientais da produção de medicamentos;
- Pesquisar em grupo sobre um medicamento específico;
- Criar e utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para apresentar as conclusões;
- Fazer reflexão sobre o aprendizado obtido na aula.