Aula sobre Produzindo Memes

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Os memes são uma forma de comunicação visual que se tornou uma linguagem popular na internet. No entanto, eles podem ter um grande impacto na cultura e na opinião pública. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre como produzir memes em inglês, desenvolvendo habilidades linguísticas e criativas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula: Produzindo Memes em inglês. Explique o que são memes e como eles podem ser usados para transmitir mensagens.

  2. Etapa 2 - Grupos de Trabalho

    Divida os alunos em grupos de 3 a 4 pessoas e explique que eles serão responsáveis por criar um diário de bordo sobre como produzir memes em inglês.

  3. Etapa 3 - Problema

    Peça aos grupos que identifiquem um problema ou tema que eles gostariam de abordar por memes em inglês. Eles devem escrever o problema em seus diários de bordo.

  4. Etapa 4 - Geração de Alternativas

    Cada grupo deve pensar em possíveis soluções para o problema que eles identificaram. Incentive a criatividade e o pensamento crítico. Eles devem escrever as alternativas no diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Solução

    Cada grupo deve selecionar uma das alternativas e transformá-la em um meme em inglês. Eles devem escrever a solução no diário de bordo e desenhar o meme.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Peça a cada grupo que apresente sua solução em forma de meme para a turma.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Incentive os alunos a refletir sobre o processo de criação de memes em inglês. Eles podem escrever sobre o que aprenderam em seus diários de bordo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades linguísticas em inglês.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico.
  • Desenvolver habilidades de apresentação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no trabalho em equipe.
  • Qualidade linguística e criatividade dos memes produzidos.
  • Clareza e qualidade da apresentação oral.

Ações do professor

  • Explicar o tema da aula e fornecer exemplos.
  • Dividir os alunos em grupos e explicar as etapas do projeto.
  • Orientar os grupos ao longo do processo de produção de memes.

Ações do aluno

  • Identificar um problema ou tema e escrever no diário de bordo.
  • Gerar alternativas criativas para resolver o problema e escrever no diário de bordo.
  • Criar um meme em inglês baseado na solução escolhida e desenhar no diário de bordo.