Aula sobre Produzindo Memes

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Os memes se tornaram uma forma popular e divertida de comunicação na internet, que permite a expressão de ideias, humor e críticas de forma criativa, muitas vezes com a utilização de imagens, vídeos e textos curtos. Nesta aula de inglês, os alunos podem desenvolver habilidades linguísticas e criatividade ao produzir seus próprios memes, além de refletir sobre a comunicação na era digital.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que são memes e a importância deles na comunicação digital. Convide os alunos a participar de uma roda de conversa sobre a experiência que eles têm com memes e qual a opinião deles sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Organização dos Grupos

    Organize os estudantes em grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo escolhe um tema para criar seus memes.

  3. Etapa 3 - Elaboração do Mapa Conceitual

    Explique o que é um mapa conceitual e sua importância para organizar ideias e informações. Os alunos, em seus grupos, criam um mapa conceitual com a ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade, relacionados ao tema escolhido. O mapa conceitual deve ser escrito em papel, com canetas coloridas.

  4. Etapa 4 - Criação dos Memes

    Os alunos, em seus grupos, utilizam o mapa conceitual para criar seus memes. Eles devem desenhar ou recortar imagens e escrever textos curtos em inglês em um papel sulfite, usando canetas coloridas e lápis.

  5. Etapa 5 - Socialização dos Memes

    Cada grupo apresenta seus memes para a turma, explicando o tema escolhido e o significado de cada meme.

  6. Etapa 6 - Revisão e Reescrita

    Revise com os estudantes seus memes e oriente-os a reescrevem com base no feedback da turma, focando na clareza, gramática e criatividade.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os memes de cada grupo com base nos critérios estabelecidos, utilizando uma escala numérica ou descritiva. Os alunos também avaliam o trabalho do próprio grupo e dos demais grupos, utilizando uma escala numérica ou descritiva.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de produção textual em inglês de forma criativa e crítica.
  • Estimular a colaboração e a comunicação entre os alunos, por meio da metodologia Aprendizagem Entre Pares.
  • Utilizar recursos analógicos para desenvolver habilidades digitais, como a produção de memes.

Critérios de avaliação

  • Coerência com o tema escolhido.
  • Criatividade e originalidade.
  • Adequação à língua inglesa.
  • Qualidade de escrita e gramática.
  • Participação e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Orientar e explicar as etapas do plano de aula.
  • Dar feedback e suporte aos alunos durante a atividade.
  • Avaliar os trabalhos dos alunos.
  • Promover a participação e colaboração entre os alunos.
  • Estimular a reflexão sobre a importância da comunicação na era digital.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da roda de conversa sobre o tema.
  • Colaborar com o grupo na elaboração do mapa conceitual e dos memes.
  • Revisar e reescrever seus memes com base no feedback recebido.
  • Apresentar os trabalhos para a turma.
  • Avaliar o próprio trabalho e dos demais grupos.