Aula sobre Produzindo Memes
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A produção de memes é uma atividade que faz parte do nosso cotidiano na internet, e também pode ser uma forma divertida de aprender inglês. Nesta aula, vamos trabalhar com a criação de memes em inglês, para que os alunos possam praticar o vocabulário e a gramática da língua inglesa de forma lúdica e interativa.
Etapa 1 - Mapa de empatia
Os alunos devem realizar um mapa de empatia sobre seus colegas de turma, para compreender melhor suas características, necessidades e comportamentos. O mapa deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". A ideia é incentivar a empatia e a compreensão do outro, para que os alunos possam criar memes mais relevantes e conectados à realidade da turma.Etapa 2 - Tempestade de ideias
A partir das informações coletadas no mapa de empatia, os alunos devem fazer uma tempestade de ideias para criar os memes em inglês. Incentive a criatividade, dando exemplos e sugestões para a criação dos memes.Etapa 3 - Roteiro
Com as ideias em mente, os alunos devem criar um roteiro para a produção dos memes em inglês. Oriente os alunos sobre os elementos fundamentais do meme, tais como a legenda, a imagem e o estilo.Etapa 4 - Produção dos memes
Os alunos devem produzir os memes em inglês, utilizando apenas recursos analógicos, como lápis, papel e canetas coloridas. Fique à disposição para sanar dúvidas e auxiliar na criação dos memes.Etapa 5 - Apresentação dos memes
Os alunos devem apresentar os memes em inglês para a turma, explicando o contexto e a mensagem por trás de cada um. Fomente a discussão e a troca de opiniões entre os alunos.Etapa 6 - Revisão e avaliação
Revise com os alunos seus memes e direcione\-os a avaliar o trabalho dos colegas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de produzir textos em diferentes gêneros e mídias;
- Estimulação da criatividade e do pensamento crítico;
- Desenvolvimento da habilidade de comunicação em inglês.
Critérios de avaliação
- Adequação ao contexto;
- Criatividade e originalidade;
- Clareza e correção gramatical;
- Aderência às características do meme;
- Relevância e engajamento da mensagem.
Ações do professor
- Contextualizar o assunto e apresentar exemplos práticos;
- Orientar na realização do mapa de empatia;
- Incentivar a criatividade e auxiliar na criação dos memes;
- Incentivar a reflexão crítica sobre o processo de criação e avaliação dos memes;
- Estimular a participação e a troca de opiniões entre os alunos.
Ações do aluno
- Realizar o mapa de empatia sobre seus colegas de turma;
- Criar ideias e roteiro para a produção dos memes em inglês;
- Produzir os memes em inglês, utilizando apenas recursos analógicos;
- Apresentar os memes para a turma e avaliar o trabalho dos colegas;
- Refletir criticamente sobre o processo de criação e avaliação dos memes.