Aula sobre Produzindo Memes

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Os memes são uma forma de comunicação visual que se tornou uma linguagem popular na internet. No entanto, eles podem ter um grande impacto na cultura e na opinião pública. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre como produzir memes em inglês, desenvolvendo habilidades linguísticas e criativas.

  1. Etapa 1 - Introdução do tema

    Introduza o tema apresentando exemplos de memes em inglês, explicando o que são e como são utilizados na Internet. O professor também deverá conduzir uma discussão sobre a relevância dos memes na atualidade.

  2. Etapa 2 - Introdução ao Estudo de Caso

    Apresente o Estudo de Caso para a turma, que envolverá a produção de um meme sobre um determinado tema. Os alunos deverão criar um modelo de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas durante o estudo do caso.

  3. Etapa 3 - Aplicação do Estudo de Caso

    Os alunos deverão trabalhar em grupos para estudar o caso e preencher as lacunas do infográfico. Cada grupo deverá criar um meme utilizando o modelo criado.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos memes

    Cada grupo deverá apresentar seu meme e explicar o contexto em que ele foi criado.

  5. Etapa 5 - Revisão e reescrita dos memes

    Oriente os alunos na revisão e reescrita dos memes criados, considerando, aspectos gramaticais e de clareza de comunicação.

  6. Etapa 6 - Exibição dos memes

    Os memes produzidos pelos alunos estarão expostos na sala de aula para avaliação e debate.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Conduza uma discussão com os alunos sobre o processo de criação dos memes e a importância de se distinguir o uso adequado e inadequado desse recurso.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de produção textual em inglês com recurso aos memes;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de memes;
  • Desenvolver habilidades de revisão e reescrita de textos em inglês.

Critérios de avaliação

  • Adequação do meme ao contexto proposto;
  • Uso correto da gramática e do vocabulário em inglês;
  • Clareza e efetividade na comunicação da mensagem.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação dos modelos de infográfico;
  • Conduzir a discussão sobre o Estudo de Caso;
  • Orientar na revisão e reescrita dos memes.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para preencher as lacunas do modelo de infográfico;
  • Criar um meme a partir do modelo criado;
  • Revisar e reescrever o meme criado.