Aula sobre Produzindo Memes

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os memes são uma forma de comunicação cada vez mais presente na internet. Além de serem engraçados e divertidos, podem ser usados para expressar opiniões, críticas e até mesmo conscientizar as pessoas sobre determinados assuntos. Nesta atividade, os alunos serão incentivados a produzir memes em inglês sobre temas de interesse coletivo, local ou global, para desenvolver sua habilidade de produzir textos críticos e criativos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da aula, explicando o que são memes e como eles podem ser usados para expressar opiniões e críticas. Apresente alguns exemplos de memes populares e discuta com os alunos sobre sua eficácia comunicativa.

  2. Etapa 2 - Apresentação da atividade

    Apresentar a atividade aos alunos, explicando que, em grupos, eles irão produzir um jogo com memes em inglês sobre temas de interesse coletivo. Incentive os alunos a pensar em temas que sejam relevantes para sua comunidade ou para o mundo em geral.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Explique aos alunos o que é um mapa de registro e peça-os que criem para seu jogo de memes. O mapa deverá conter os seguintes campos:

    \- Nome do Jogo

    \- Objetivo do Jogo

    \- Desafios do Jogo

    \- Níveis

    \- Esquema de Recompensas

    \- Informações para o consumidor final

    \- Por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

    Oriente os alunos a criarem um mapa de registro para seu jogo de memes, pensando em como torná-lo mais interessante e engajador para o público.


  4. Etapa 4 - Produção dos memes

    Com base no mapa de registro criado, os alunos irão produzir memes em inglês sobre os temas escolhidos para aplicação em seus jogos.

  5. Etapa 5 - Socialização dos memes

    Os alunos irão apresentar seus jogos em inglês para a turma. Estimule a discussão sobre os temas abordados e sobre a eficácia comunicativa dos memes produzidos.

  6. Etapa 6 - Revisão e reescrita dos memes

    Forneça feedbacks individuais para cada grupo. Os alunos irão revisar e reescrever seus memes com base nas discussões em sala de aula.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Realize a avaliação com base em criatividade e originalidade dos jogos produzidos, qualidade do inglês utilizado, revisão e reescrita dos memes, participação nas discussões em sala de aula, engajamento na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de produzir textos em inglês sobre temas de interesse coletivo.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos em atividades em grupo.

Critérios de avaliação

  • Uso criativo e original do meme para expressar opiniões e/ou críticas.
  • Uso adequado do inglês e correção gramatical.
  • Participação ativa nas discussões em sala de aula.
  • Engajamento na atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a atividade aos alunos.
  • Fornecer feedbacks individuais aos grupos.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em sala de aula.
  • Avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de registro para seu jogo de memes.
  • Produzir memes em inglês sobre temas de interesse coletivo.
  • Participar das discussões em sala de aula.
  • Revisar e reescrever os memes com base nos feedbacks recebidos.
  • Apresentar os memes em inglês para a turma.