Aula sobre Profissao Artista Artesao

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A arte é uma forma de expressão que pode ser encontrada em diversas áreas da vida, desde a decoração de uma casa até a criação de uma obra de arte. A profissão de artista e artesão engloba uma ampla variedade de habilidades e talentos voltados para a criação de obras de arte e objetos artesanais. Essas profissões são fundamentais para a preservação e expressão da cultura, bem como para o desenvolvimento da criatividade e da estética.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor irá apresentar o tema da aula e explicar as diferenças entre as profissões relacionadas à arte. Serão apresentados exemplos práticos de cada profissão e como elas se relacionam no sistema das artes visuais.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos irão pesquisar sobre as profissões relacionadas à arte e preencher um formulário com informações sobre cada profissão. O formulário irá conter perguntas como: “O que faz um artista?”, “Qual a diferença entre um artesão e um designer?”.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão criar um mapa mental com as informações coletadas na etapa anterior. O mapa mental irá ajudá-los a organizar e visualizar as informações sobre as profissões relacionadas à arte.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão discutir em grupo as diferenças entre as profissões e como elas se relacionam no sistema das artes visuais. Em seguida, irão escolher uma profissão para aprofundar o estudo e criar uma apresentação sobre ela.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão criar uma apresentação sobre a profissão escolhida na etapa anterior. A apresentação deverá conter informações sobre o que faz um profissional dessa área, exemplos de trabalhos realizados e como essa profissão se relaciona com outras profissões relacionadas à arte.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão exibir suas apresentações para a turma e discutir como as profissões relacionadas à arte se relacionam no sistema das artes visuais.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor irá avaliar a participação dos alunos durante a aula e a qualidade das apresentações realizadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de apresentação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na aula.
  • Qualidade da pesquisa realizada sobre as profissões relacionadas à arte.
  • Organização e clareza do mapa mental criado na etapa 3.
  • Qualidade da apresentação realizada na etapa 5.
  • Participação na discussão sobre as relações entre as profissões no sistema das artes visuais.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar as diferenças entre as profissões relacionadas à arte.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre as profissões.
  • Estimular a discussão em grupo sobre as relações entre as profissões no sistema das artes visuais.
  • Avaliar a participação dos alunos durante a aula.
  • Avaliar a qualidade das apresentações realizadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre as profissões relacionadas à arte.
  • Criar um mapa mental com as informações coletadas na pesquisa.
  • Discutir em grupo as relações entre as profissões no sistema das artes visuais.
  • Criar uma apresentação sobre a profissão escolhida na etapa 4.
  • Participar da discussão sobre as relações entre as profissões no sistema das artes visuais.